Logo Passei Direto
Buscar
É possível dar nomes às rochas sedimentares quanto à sua granulometria e também quanto a sua composição. Existem diagramas convencionados internacionalmente para padronizar a nomenclatura de uma rocha sedimentar. Um desses diagramas é o Diagrama de Folk (1968), que coloca nos vértices de um triângulo a quantidade de quartzo, feldspato e litoclastos em uma rocha clástica. No caso de rocha carbonática, tem-se o Diagrama de Dunham (1962)​​​​​​​.​​​​​​​
Sobre a classificação das rochas sedimentares, assinale a alternativa correta:

A.
As rochas carbonáticas são chamadas de grainstone quando há 90% de matriz e 10% de bioclastos.

B.
Segundo o Diagrama de Folk ("Cal"), uma rocha sedimentar com 50% de cascalho, 40% de areia e 10% de lama é chamada de cascalho lodoso.

C.
Uma rocha é dita como bem selecionada quando o método de seleção de grãos do processo de transporte é eficiente para acumular metais de interesse econômico.

D.
As rochas clásticas também podem ser chamadas de extrabaciais por terem a origem do sedimento em uma bacia sedimentar diferente de onde foi depositado.

E.
Um arenito apresenta baixa porosidade e permeabilidade por seu tamanho de grão, sendo uma boa rocha-selo em um sistema petrolífero.
User badge image
Alessandro Utida

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a classificação das rochas sedimentares: A. As rochas carbonáticas são chamadas de grainstone quando há 90% de matriz e 10% de bioclastos. - Esta afirmação está incorreta. Grainstone é caracterizada por ter pouca matriz e uma alta proporção de bioclastos. B. Segundo o Diagrama de Folk ("Cal"), uma rocha sedimentar com 50% de cascalho, 40% de areia e 10% de lama é chamada de cascalho lodoso. - Esta afirmação está incorreta. O termo "cascalho lodoso" não é utilizado dessa forma no Diagrama de Folk. C. Uma rocha é dita como bem selecionada quando o método de seleção de grãos do processo de transporte é eficiente para acumular metais de interesse econômico. - Esta afirmação está incorreta. A seleção de grãos se refere à uniformidade do tamanho dos grãos, não necessariamente à acumulação de metais. D. As rochas clásticas também podem ser chamadas de extrabaciais por terem a origem do sedimento em uma bacia sedimentar diferente de onde foi depositado. - Esta afirmação está correta. As rochas clásticas podem ser transportadas de uma bacia para outra, sendo assim chamadas de extrabaciais. E. Um arenito apresenta baixa porosidade e permeabilidade por seu tamanho de grão, sendo uma boa rocha-selo em um sistema petrolífero. - Esta afirmação está incorreta. Arenitos geralmente têm boa porosidade e permeabilidade, o que os torna reservatórios, não rochas-selo. Portanto, a alternativa correta é: D. As rochas clásticas também podem ser chamadas de extrabaciais por terem a origem do sedimento em uma bacia sedimentar diferente de onde foi depositado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: Segundo o Diagrama de Folk ("Cal"), uma rocha sedimentar com 50% de cascalho, 40% de areia e 10% de lama é chamada de cascalho lodoso. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre a classificação das rochas sedimentares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As rochas sedimentares podem ser classificadas de acordo com suas características, sendo clásticas, químicas ou bioquímicas. No entanto, como identificar essas características ao olhar a rocha?
Assim, em que aspectos as rochas siliciclásticas diferem das rochas químicas e bioquímicas?
A) As rochas siliciclásticas diferem das rochas químicas e bioquímicas por serem formadas por partículas inorgânicas, enquanto as químicas e bioquímicas, por serem formadas em ambientes aquosos, são compostas por componentes orgânicos, derivados de forma indireta ou direta de seres vivos.
B) As rochas siliciclásticas são derivadas da acumulação, da compactação e de posterior diagênese de clastos provenientes do intemperismo e da erosão de rochas expostas na superfície, ao contrário das rochas químicas e bioquímicas, que são produtos de reações químicas e biológicas em ambientes aquosos.
C) As rochas químicas e bioquímicas não sofrem intemperismo e erosão, enquanto as clásticas estão expostas às intempéries da superfície, se desgastando ao longo do tempo geológico e sendo a fonte dos sedimentos que se encontram em superfície.
D) As rochas clásticas têm em sua composição a sílica, enquanto que as químicas e bioquímicas, menos abundantes, não têm sílica, tendo em sua composição a calcita, podendo ter ainda proporções de sais, óxidos de ferro, fosfatos, entre outros elementos.
E) As rochas clásticas são aquelas que têm a origem do sedimento localizada próximo à área de deposição, enquanto que as químicas e bioquímicas, pelas correntes marítimas, têm um sedimento depositado muito distante da área-fonte.

Mais conteúdos dessa disciplina