Logo Passei Direto
Buscar
Pode o sujeito passivo efetuar o pagamento do tributo devido, acrescido dos juros e da correção monetária antes mesmo do início do processo de fiscalização. É o que se denomina de denúncia espontânea. É correto afirmar que:


a. Efetuado o pagamento e apresentado o respectivo recibo de pagamento à autoridade competente, é dever, ainda, do sujeito passivo deverá efetuar o pagamento da multa tributária.
b. A fiscalização tributária tem início com a denúncia espontânea.
c. O parcelamento do débito suspende a punibilidade, não isentando o contribuinte do pagamento da multa.
d. A denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação.
e. A denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento de ofício.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à denúncia espontânea no contexto tributário: a) Efetuado o pagamento e apresentado o respectivo recibo de pagamento à autoridade competente, é dever, ainda, do sujeito passivo deverá efetuar o pagamento da multa tributária. - Esta afirmação não está correta, pois a denúncia espontânea pode isentar o contribuinte da multa. b) A fiscalização tributária tem início com a denúncia espontânea. - Isso não é verdade, pois a fiscalização pode ocorrer independentemente da denúncia espontânea. c) O parcelamento do débito suspende a punibilidade, não isentando o contribuinte do pagamento da multa. - Esta afirmação é verdadeira, pois o parcelamento não isenta o contribuinte da multa, mas suspende a punibilidade. d) A denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação. - Esta afirmação é incorreta, pois a denúncia espontânea se aplica sim a tributos sujeitos a lançamento por homologação. e) A denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento de ofício. - Esta afirmação também é incorreta, pois a denúncia espontânea pode ser aplicada em diversas situações, incluindo tributos sujeitos a lançamento de ofício. Após a análise, a alternativa correta é: c) O parcelamento do débito suspende a punibilidade, não isentando o contribuinte do pagamento da multa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Sim, é correto afirmar que o sujeito passivo pode efetuar o pagamento do tributo devido, acrescido dos juros e da correção monetária antes mesmo do início do processo de fiscalização, o que se denomina de denúncia espontânea. Com relação às alternativas apresentadas, podemos afirmar que: a. Não é dever do sujeito passivo efetuar o pagamento da multa tributária, caso tenha efetuado o pagamento do tributo devido antes do início do processo de fiscalização. b. A fiscalização tributária não tem início com a denúncia espontânea, mas sim com o início do processo de fiscalização. c. O parcelamento do débito não suspende a punibilidade, mas pode suspender a exigibilidade do crédito tributário. d. A denúncia espontânea se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação. e. A denúncia espontânea se aplica aos tributos sujeitos a lançamento de ofício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante do exposto, assinale a alternativa correta:

As fontes representam o lugar de onde emanam as normas e os princípios jurídicos.
O direito, como uma ciência social, sofre uma enorme influência de outros ramos do conhecimento, até mesmo da religião e da moral, que por muitas vezes, acarretam a criação de uma lei.
As fontes principais não podem inovar, apenas podem esclarecer e interpretar o contido nas normas principais.
As fontes formais são constituídas pelos fenômenos sociais, pelos fatos da realidade social e dos conflitos que exigem uma solução jurídica.
As fontes secundárias podem inovar na ordem jurídica.
a. 1, 1, 0, 0, 0
b. 1, 1, 1, 0, 1
c. 1, 0, 0, 1, 1
d. 0, 1, 0, 1, 1
e. 0, 0, 1, 1, 0

Entende-se por sistema, o conjunto organizado de elementos, de uma forma que a mudança em um elemento altera a mudança em todos os demais elementos. Desta forma, é possível afirmar que:

O Sistema Tributário Nacional é um sistema rígido e flexível e nele estão compreendidas todas as espécies tributárias, não sendo racional, tampouco histórico.
O sistema flexível é aquele que é elaborado sem qualquer prévio planejamento, com a instituição dos tributos sem a preocupação com o se conjunto.
O sistema rígido é aquele que o legislador possui uma faculdade mais ampla para agir.
Os sistemas rígidos são aqueles que o legislador quase não tem a opção de legislar, visto que a Constituição já o regula, de maneira quase que completa.
a. 1, 0, 0, 0
b. 0, 1, 0, 0
c. 0, 0, 1, 0
d. 0, 0, 0, 1

Mais conteúdos dessa disciplina