Logo Passei Direto
Buscar

O processo de normalização consiste em definir o formato lógico adequado para as relações presentes no modelo e tem por objetivo minimizar o espaço utilizado pelos dados, garantindo a integridade e a confiabilidade das informações. Nessa fase, é realizada uma varredura em todos as relações do modelo na busca por inconsistências, aplicando um conjunto de regras e restrições denominadas Formas Normais (FNs). Analise a regra a seguir e assinale a alternativa a qual Forma Normal (FN) a regra pertence. Regra: "Não possuir nenhum atributo dependente de outros atributos que não sejam chaves da relação".  A Primeira Forma Normal (1FN).  B Segunda Forma Normal (2FN).  C Terceira Forma Normal (3FN).  D Quarta Forma Normal (4FN).  E Quinta Forma Normal (5FN).

User badge image
Geovani Martins

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A regra apresentada na pergunta "Não possuir nenhum atributo dependente de outros atributos que não sejam chaves da relação" pertence à Primeira Forma Normal (1FN).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Administrador de Banco de Dados (Database Administrator - DBA) é responsável por várias tarefas críticas, como, por exemplo: Assegurar que não seja permitido o acesso não autorizado aos dados; Garantir a disponibilidade dos dados; Manter mecanismos de recuperação de falhas. Dessa forma, uma política de segurança adequada ao Banco de Dados determina quais medidas devem ser impostas no que se refere ao gerenciamento de permissões de acesso a objetos em um Banco de Dados. Para isso, existem comandos que realizam tal tarefa para o administrador.
Assinale a alternativa que descreve o nome desses comandos.
A Chmod, chgrp e chown.
B Create e drop.
C Grant e revoke.
D Passwd e chmod.
E Set privilege e unset privilege.

A normalização é a última etapa do modelo relacional, onde é verificado se existem inconsistências, duplicidade de informações, dados derivados, entre outros. Esse processo de verificação é composto por cinco Formas Normais (FNs), porém, na prática, quantas realmente são utilizadas?
Nota: 10.0
A Todas.
B Uma.
C Duas.
D Três.
E Quatro.

O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é um modelo de dados conceitual de alto nível, sendo projetado com o objetivo de promover uma maior aproximação da visão que o usuário possui no que se refere aos dados. Por esse motivo, esse modelo não se preocupa em representar a forma como esses dados estarão realmente armazenados.
Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta os conceitos fundamentais propostos pelo Modelo Entidade-Relacionamento (MER).
A Entidade fraca, campo e relacionamento associativo.
B Entidade, registro e relacionamento.
C Entidade, campo e relacionamento.
D Tupla, campo e associação.
E Entidade, atributo e relação.

Considere que durante a modelagem de um Banco de Dados relacional foram definidas as tabelas "Departamento" e "Funcionario", sendo a relação estabelecida 1:n (um para muitos), onde cada tabela apresenta a seguinte estrutura: • Departamento (codigo, nome); • Funcionario (codigo, nome, genero, salario, departamento).
Analise a query a seguir e escolha, dentre as alternativas listadas, qual apresenta o resultado obtido após a execução. select Funcionario.nome, Departamento.nome from Funcionario cross join Departamento;
A Retornará o nome do departamento e o nome dos funcionários dos departamentos existentes na tabela "Departamento".
B Retornará para cada registro da tabela "Funcionario" todos os registros da tabela "Departamento".
C Não retornará nenhum resultado, pois não há ligação entre as tabelas através do where e/ou on.
D Retornará todos os departamentos, independentemente de existir ou não funcionários.
E Retornará todos os funcionários, independentemente de existir ou não departamentos.

Durante a modelagem de um Banco de Dados relacional foram definidas as tabelas "Departamento" e "Funcionario", sendo a relação estabelecida um (1) para muitos (n). Cada tabela apresenta a seguinte estrutura: Departamento (codigo, nome) Funcionario (codigo, genero, salario, departamento)
Analise a query a seguir e assinale a alternativa que descreve o resultado obtido após a execução dessa query. select D.nome, count(*) from Departamento D where D.codigo in (select F.departamento from Funcionario F where F.genero = 'M' or F.salario > 10000) group by D.nome;
A Retorna o nome do departamento e o total de funcionários de todos os departamentos, onde os funcionários sejam do gênero masculino ou possuam um salário maior que 10000.
B Retorna o nome do departamento e o total de funcionários de todos os departamentos, onde os funcionários sejam do gênero masculino e possuam um salário maior que 10000.
C Retorna o nome do departamento e o total de funcionários dos departamentos que possuem funcionários do gênero masculino ou possuam um salário maior que 10000.
D Retorna o nome do departamento e o total de funcionários dos departamentos que possuem funcionários do gênero masculino e possuam um salário maior que 10000.
E Retorna apenas os departamentos que não possuam funcionários com salários inferiores a 10000.

O comando declare handler é uma instrução que permite aos desenvolvedores definir ações específicas para lidar com situações inesperadas durante a execução de uma seção de um Banco de Dados.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a finalidade específica desse comando em um Banco de Dados.
A Criar uma função que será usada em uma seção de um Banco de Dados.
B Declarar um gatilho que será ativado quando uma ação específica for executada.
C Realizar tarefas específicas que não são suportadas por todos os Bancos de Dados.
D Declarar um cursor que será usado para percorrer linhas em um conjunto de resultados retornados por uma consulta SQL (Structured Query Language).
E Tratar eventos relacionados a erros ou exceções em uma seção de um Banco de Dados, garantindo que o processo continue sem interrupções, ou seja, finalizado.

O Structured Query Language American National Standards Institute (SQL ANSI), ou simplesmente Structured Query Language (SQL), apresenta uma série de comandos que são classificados em diversas categorias, separando os mesmos de acordo com a sua finalidade.
Dessa forma, avaliando as alternativas a seguir, determine a que linguagem os comandos insert, merge e delete do Structured Query Language (SQL) pertencem.
A Data Manipulation Language (DML).
B Data Query Language (DQL).
C Data Definition Language (DDL).
D Data Control Language (DCL).
E Data Transaction Language (DTL).

Em todas as organizações existe a necessidade do armazenamento de informações, que servirão de base para a tomada de decisões. Portanto, a informação tem grande importância e valor para as organizações. Além de uma forma adequada para definir o armazenamento dessas informações, os usuários realizam consultas e alterações em um determinado conjunto de dados, inclusive eliminando dados que não são necessários. Logo, existe uma diferença entre "dado" e "informação".
A partir das alternativas disponíveis, assinale a que destaca a diferença entre "dado" e "informação".
A Dado é uma coleção de informações, enquanto informação é uma representação simbólica de fatos, conceitos ou instruções.
B Dado é uma representação simbólica de fatos, conceitos ou instruções, enquanto informação é uma coleção de dados.
C Dado é uma coleção de bits, enquanto informação é uma coleção de bytes.
D Dado é o resultado do processamento da informação, enquanto informação é o resultado do processamento de dados.
E Dado é uma entidade bruta, enquanto informação é uma entidade processada.

Mais conteúdos dessa disciplina