Buscar

Freud, em suas Obras psicológicas completas, considera que a grande contribuição da psicanálise para a ciência foi ter tomado o espírito e a alma c...

Freud, em suas Obras psicológicas completas, considera que a grande contribuição da psicanálise para a ciência foi ter tomado o espírito e a alma como objetos da pesquisa científica empírica, utilizando-se, para isso, de argumentos epistemológicos, e não apenas sociológicos. Freud foi um dos grandes nomes da psicologia da religião.

Considerando a sua contribuição para o desenvolvimento dessa área do conhecimento, assinale a alternativa correta:


a.

Os psicólogos da religião geralmente não reconhecem a experiência mística, em suas muitas expressões, como objeto de estudo, pois não se trata de um dos elementos centrais da vida religiosa, além de não ter em sua operacionalização fundamentos científicos evidenciados.



b.

Psicologia da religião é um ramo anexo da psicologia geral que tenta compreender, controlar e predizer o comportamento religioso, a partir da psicanálise de Freud, avaliando se o indivíduo religioso é susceptível a neuroses decorrentes da sua tradição de fé.



c.

A história da psicologia da religião está relacionada ao movimento das ciências da religião, exercendo um fechamento metodológico, delegando somente à psicologia e à antropologia o seu peso conceitual dentro do universo das demais ciências humanas.



d.

Como área autônoma das ciências da religião, a psicologia da religião é o estudo do fenômeno religioso à luz da psicologia, regida a partir da sua metodologia, na análise do comportamento religioso humano, quer como indivíduo, quer como membro de uma confissão de fé.



e.

Em oposição à psicologia científica moderna, a psicologia da religião tem suas raízes epistemológicas na teologia e na história das religiões. Desenvolveu-se a partir de estudos teóricos dos fenômenos da fé, da devoção e da busca pela transcendência.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais