Buscar

Os vocábulos “legalidade” e “legitimidade” possuem significados próprios e são utilizados em diversos contextos. Em relação à atuação da Administra...

Os vocábulos “legalidade” e “legitimidade” possuem significados próprios e são utilizados em diversos contextos. Em relação à atuação da Administração Pública no Estado democrático de direito, marque a alternativa correta sobre o significado de Legalidade e Legitimidade:


A Se um ato está em acordo com a lei formal não pode ser invalidado, ainda que contrarie valores implícitos na constituição da república.
B Legitimidade e Legalidade não se relacionam na formação e materialização das atividades da Administração Pública
C Para ser considerada legal e legítima a conduta deve ser correta sob o ponto de vista da lei e não necessariamente socialmente aceita.
D Legalidade e legitimidade se aproximam, não sendo possível aferir a legitimidade de um ato administrativo puramente por estar em acordo com a lei formal.

Essa pergunta também está no material:

Prova Fundamentos do Direito Administrativo
8 pág.

Direito Administrativo I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Legalidade e legitimidade se aproximam, não sendo possível aferir a legitimidade de um ato administrativo puramente por estar em acordo com a lei formal. A legalidade é a conformidade do ato com a lei, enquanto a legitimidade é a conformidade do ato com os valores e princípios da Constituição e da sociedade. Portanto, um ato pode ser legal, mas não ser legítimo, e vice-versa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais