Buscar

Os solos são corpos tridimensionais, dinâmicos (em constante alteração) e vivos (com presença de organismos). Basicamente, são organizações de comp...

Os solos são corpos tridimensionais, dinâmicos (em constante alteração) e vivos (com presença de organismos). Basicamente, são organizações de compostos sólidos (orgânicos e minerais — fase sólida) e espaços porosos contendo água (fase líquida) e ar (fase gasosa). Os tipos de solos diferem em atributos físicos, químicos, mineralógicos, topográficos (relevo), entre outros. Sobre a formação dos solos é correto afirmar:

a.

O intemperismo físico não produz alterações no tamanho da rocha, mantendo a sua área superficial exposta ao intemperismo químico, levando a poucas alterações.

b.

Alterações químicas (liberação e alteração de íons) são causadas por intemperismo físico ou mecânico, ocasionando a dissolução e a solubilização de íons.

c.

O intemperismo químico “quebra” as rochas, ou seja, atua de forma mecânica, expondo-as ao intemperismo físico.

d.

É o intemperismo químico que modifica a composição original dos minerais das rochas, transformando-os em minerais de argila. Atua também na solubilização de nutrientes presentes nos minerais das rochas, que posteriormente são utilizados pelas plantas.

e.

A temperatura é um fator sem relação direta à velocidade do intemperismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d". É o intemperismo químico que modifica a composição original dos minerais das rochas, transformando-os em minerais de argila. Atua também na solubilização de nutrientes presentes nos minerais das rochas, que posteriormente são utilizados pelas plantas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais