Buscar

Enquanto comportamento teórico, entende-se por etnociência um campo de pesquisa formada por diversas disciplinas (etnobiologia, etnopsicologia, etn...

Enquanto comportamento teórico, entende-se por etnociência um campo de pesquisa formada por diversas disciplinas (etnobiologia, etnopsicologia, etnofilosofia, entre outras) que estuda conhecimentos e paradigmas desenvolvidos no âmbito de uma cultura sobre diferentes fenômenos e dimensões da experiência. Sobre a afirmativa, julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.

() O prefixo etno, nesse caso, remete-se aos conhecimentos de povos ou etnias, colocando no horizonte suas especificidades históricas e culturais. Destaca-se, assim, como um importante conjunto de ferramentas que se concretiza através da busca por uma abordagem mais integrativa da ciência, proporcionando uma visão científica mais ampla através da valorização das formas de conhecimento que escapam dos paradigmas da cientificidade convencional.

() A etnozoologia é o estudo dos conhecimentos e dos usos que uma comunidade humana faz dos animais, que podem ser investigados e recortados de muitas maneiras, conforme os objetivos da pesquisa a ser realizada. Pode-se, por exemplo, partir-se da constatação da existência de uma conexão emocional, quase inata, entre os seres humanos e as demais espécies, que remonta a própria ‘criação’ da cultura humana.

() A etnobotânica, outro campo de estudo da etnobiologia, onde está em jogo as relações que os seres humanos mantem com outros seres vivos, com ambiente natural e os impactos sistêmicos destas relações, se orientando pela necessidade de compreender como as comunidades humanas em sua diversidade entendem sua inserção no mundo natural.

() A Etnoecologia funda suas raízes na antropologia, ainda que possuam a influência de outras disciplinas. O termo ‘etnoecologia’, segundo os autores, surge na literatura científica no ano de 1954, através da dissertação do antropólogo americano de Harold Conklin (1926 – 2006), onde ele investigava o manejo das plantas por uma população das Filipinas.

A sequência CORRETA:


V, V, V, V

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃ1 ETNOFARMACOLOGIA
4 pág.

Fitoterapia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é V, V, V, V. - A afirmativa sobre o prefixo etno está correta, pois ele se refere aos conhecimentos de povos ou etnias, valorizando as formas de conhecimento que escapam dos paradigmas da cientificidade convencional. - A etnozoologia é o estudo dos conhecimentos e dos usos que uma comunidade humana faz dos animais, podendo ser investigados de diversas maneiras, conforme os objetivos da pesquisa a ser realizada. A conexão emocional entre seres humanos e outras espécies é um dos aspectos que podem ser estudados. - A etnobotânica é outro campo de estudo da etnobiologia, que se preocupa com as relações que os seres humanos mantêm com outros seres vivos e com o ambiente natural, buscando compreender como as comunidades humanas em sua diversidade entendem sua inserção no mundo natural. - A etnoecologia tem suas raízes na antropologia e surgiu na literatura científica em 1954, através da dissertação do antropólogo americano Harold Conklin, que investigava o manejo das plantas por uma população das Filipinas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais