Buscar

Estudos de caso são uma importante fonte de informação para compreender as disfunções da percepção na prática clínica. Uma das suas principais vant...

Estudos de caso são uma importante fonte de informação para compreender as disfunções da percepção na prática clínica. Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de exploração do contexto em que as disfunções da percepção se apresentam e que podem, por exemplo, incluir diagnósticos ou condições comórbidas. Femi Oyebode é um famoso professor de psiquiatria da Universidade de Birmingham. Ele compartilha, em um livro de psicopatologia, o caso de um padre budista do Siri Lanka, com 23 anos, que tinha um quadro de depressão e apresentava sinais de disfunção da percepção. O jovem, depois de uma sessão de meditação, ficou muito assustado com a possibilidade de acordar e descobrir que tinha machucado outro padre durante a noite. Nos dias seguintes, ele experienciou um quadro de perda de sensações: tinha dificuldade de entender o que via e ouvia e de perceber sensações na pele. Relatou não conseguir sentir tristeza ou alegria e ter tido ideação suicida. Não havia histórico de outras condições físicas ou neurológicas. Com base no caso, analise as afirmativas a seguir:

I. A redução na percepção do toque e dos estímulos auditivos é uma distorção da percepção que pode ocorrer em casos depressivos. Quando somada à ideação suicida, é um forte indício de transtorno depressivo.
II. A dificuldade ou incapacidade de sentir tristeza ou alegria é um exemplo de pseudoalucinação, já que o sujeito certamente experiencia esses estados emocionais e, no entanto, não os percebe.
III. A reduzida habilidade de experienciar alegria e tristeza é característica da síndrome de Anton, uma síndrome rara.
A. Apenas a afirmativa I está correta.
B. Apenas a afirmativa II está correta.
C. Apenas a afirmativa III está correta.
D. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
E. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios - Percepção e Intervenção Clínica
5 pág.

psicologia Cognitiva Faculdade Metropolitana do Estado de São PauloFaculdade Metropolitana do Estado de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Apenas as afirmativas I e III estão corretas". Justificativa: I. A redução na percepção do toque e dos estímulos auditivos é uma distorção da percepção que pode ocorrer em casos depressivos. Quando somada à ideação suicida, é um forte indício de transtorno depressivo. Essa afirmativa está correta, pois a redução na percepção do toque e dos estímulos auditivos é uma distorção da percepção que pode ocorrer em casos depressivos, e a ideação suicida é um forte indício de transtorno depressivo. II. A dificuldade ou incapacidade de sentir tristeza ou alegria é um exemplo de pseudoalucinação, já que o sujeito certamente experiencia esses estados emocionais e, no entanto, não os percebe. Essa afirmativa está incorreta, pois a dificuldade ou incapacidade de sentir tristeza ou alegria não é um exemplo de pseudoalucinação, mas sim de anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer ou alegria. III. A reduzida habilidade de experienciar alegria e tristeza é característica da síndrome de Anton, uma síndrome rara. Essa afirmativa está correta, pois a síndrome de Anton é uma síndrome rara que se caracteriza pela reduzida habilidade de experienciar alegria e tristeza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais