Buscar

Sob a ótica do positivismo jurídico, os princípios assumem o papel de verdadeiras fontes secundárias de Direito e as regras assumem o papel de norm...

Sob a ótica do positivismo jurídico, os princípios assumem o papel de verdadeiras fontes secundárias de Direito e as regras assumem o papel de normas jurídicas por excelência do Direito. Realidade esta que foi significativamente alterada com o advento do movimento chamado de pós-positivismo. Dito isso, sobre o período histórico do pós-positivismos jurídico é correto afirmar que: Escolha uma opção: a. Os princípios passam a deter uma eficácia mediata, pois são implícitos no ordenamento jurídico. b. Os princípios assumem uma função supletiva, cuja tarefa é a de auxiliar o intérprete na interpretação, bem como na integração do ordenamento jurídico. c. Os princípios são aplicados preponderantemente de forma indireta, desempenhando um ponderoso papel na intepretação do Direito. d. Somente com o advento do pós-positivismo é que os princípios assumem a posição de norma jurídica com a mesma força normativa e juridicidade que as regras jurídicas. e. Sob essa moderna perspectiva do pós-positivismo, os princípios passam a ser também encarados como forma secundária de aplicação ante uma situação fática concreta, assim como as regras jurídicas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o pós-positivismo jurídico, os princípios assumem uma função supletiva, cuja tarefa é a de auxiliar o intérprete na interpretação, bem como na integração do ordenamento jurídico. Portanto, a alternativa correta é a letra b.

0
Dislike0
User badge image

Marcia Sandim (198939)

O princípio da insignificância não pode ser utilizado em fatos abrangidos pela Lei Maria da Penha. Uma vez que a sobrinha é parente em linha reta de segundo grau, coabitando dentro do mesmo espaço físico (ainda que em casas separadas), atende à condição do círculo familiar.


Sobre o tema, já se manifestou o STJ:

​​​​​​​"Súmula 589: É inaplicável o princípio da insignificância nos crimes ou contravenções penais praticados contra a mulher no âmbito das relações domésticas" (BRASIL, 2017, on-line).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais