Buscar

Qual das alternativas abaixo NÃO está de acordo com a concepção de Gramsci de dominação burguesa. Questão 8 Resposta a. A dominação repressiva tem...

Qual das alternativas abaixo NÃO está de acordo com a concepção de Gramsci de dominação burguesa.

Questão 8

Resposta


a.

A dominação repressiva tem como principal instrumento a capacidade de convencimento, reprimindo a classe trabalhadora, para que entenda que a sociedade capitalista é a melhor forma de organização social.

b.

A dominação ideológica se dá por meio de diversos espaços na sociedade civil, incluindo-se a escola.

c.

A dominação repressiva se dá pelo uso do Exército, da Polícia, de tribunais, ou seja, pela força.

d.

Convencendo os trabalhadores, a burguesia exerce a dominação sem maiores conflitos. Continua hegemônica, sem precisar utilizar a força, que é uma forma mais conturbada e traumática de impor a dominação.

e.

A garantia da dominação econômica é assegurada pelo Estado em duas dimensões: a repressiva e a ideológica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que NÃO está de acordo com a concepção de Gramsci de dominação burguesa é a alternativa A: "A dominação repressiva tem como principal instrumento a capacidade de convencimento, reprimindo a classe trabalhadora, para que entenda que a sociedade capitalista é a melhor forma de organização social." Isso porque, para Gramsci, a dominação repressiva é uma forma de dominação que se dá pelo uso da força, por meio do Exército, da Polícia, de tribunais, ou seja, pela força. Já a dominação ideológica se dá por meio de diversos espaços na sociedade civil, incluindo-se a escola. A alternativa A mistura elementos da dominação repressiva com a ideológica, o que não está de acordo com a concepção de Gramsci.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais