Buscar

a) Assumindo que todos os asteroides estejam confinados no plano da eclíptica, qual é a distância média entre os corpos nessa região? Considere que...

a) Assumindo que todos os asteroides estejam confinados no plano da eclíptica, qual é a distância média entre os corpos nessa região? Considere que uma unidade astronômica é igual a 150 milhões de km e, para facilitar as contas, ???? ≈ 3.
b) Utilize a Terceira Lei de Kepler e calcule os períodos orbitais de dois asteroides típicos, cada um situado a 3,0 unidades astronômicas do Sol. Considere que a massa do Sol é 2,0 × 1030 kg e que uma unidade astronômica é igual a 150 milhões de km.

Calcular a distância média entre os corpos na região do Cinturão Principal dos Asteroides, assumindo que todos os asteroides estejam confinados no plano da eclíptica.
Calcular os períodos orbitais de dois asteroides típicos, cada um situado a 3,0 unidades astronômicas do Sol, utilizando a Terceira Lei de Kepler.

Essa pergunta também está no material:

2a ETAPA 2019 NÍVEL B 1o ANO E MEDIO
3 pág.

Enem Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a distância média entre os asteroides no Cinturão Principal, podemos utilizar a fórmula: Distância média = 2 x pi x a / N Onde "a" é o semieixo maior da órbita dos asteroides e "N" é o número de asteroides no Cinturão Principal. Sabemos que a unidade astronômica é igual a 150 milhões de km e que ???? ≈ 3. O número de asteroides no Cinturão Principal é estimado em cerca de 1,5 milhões. Assim, temos: Distância média = 2 x pi x 3 UA x 150 milhões de km / 1,5 milhões Distância média = 300 km Portanto, a distância média entre os asteroides no Cinturão Principal é de aproximadamente 300 km. b) Utilizando a Terceira Lei de Kepler, podemos relacionar o período orbital (T) de um planeta com o raio médio da sua órbita (r) e a massa do corpo central (M): T² = 4 x pi² x r³ / M Para dois asteroides típicos situados a 3,0 UA do Sol, temos: r = 3,0 UA x 150 milhões de km / UA = 450 milhões de km M = 2,0 x 10²³ kg Assim, podemos calcular o período orbital de cada asteroide: T1² = 4 x pi² x (450 milhões de km)³ / (2,0 x 10²³ kg) T1 ≈ 5,7 anos T2² = 4 x pi² x (450 milhões de km)³ / (2,0 x 10²³ kg) T2 ≈ 5,7 anos Portanto, os períodos orbitais dos dois asteroides típicos são de aproximadamente 5,7 anos cada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais