Buscar

Uma carga elétrica em repouso cria, no espaço a sua volta, um campo elétrico E. Se uma carga de prova qo (positiva) é abandonada nesse espaço, sobr...

Uma carga elétrica em repouso cria, no espaço a sua volta, um campo elétrico E. Se uma carga de prova qo (positiva) é abandonada nesse espaço, sobre ela atuará uma força elétrica devida ao campo elétrico. Suponha que a carga de prova qo se desloca de um ponto A para um ponto B. Sobre este fenômeno físico, assinale o que for correto.

01) O trabalho realizado pelo campo elétrico, sobre a carga de prova, é em módulo igual à variação da sua energia potencial elétrica.
02) O campo elétrico não realiza trabalho sobre a carga de prova enquanto esta se desloca do ponto A para o ponto B.
04) A carga de prova tende a se deslocar do ponto de maior potencial elétrico para o ponto de menor potencial elétrico.
08) A intensidade do trabalho realizado pelo campo elétrico sobre a carga de prova, ao se deslocar entre os pontos A e B, depende do caminho seguido ao ir de um ponto ao outro.
16) Se a carga de prova se desloca sobre uma superfície equipotencial, o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre ela é, em módulo, maior que o trabalho realizado para provocar o mesmo deslocamento entre duas superfícies sujeitas a diferentes potenciais.
a) 01 e 04 são corretas.
b) 02 e 08 são corretas.
c) 01, 02 e 04 são corretas.
d) 04 e 16 são corretas.
e) 08 e 16 são corretas.

Essa pergunta também está no material:

CAMPO-ELETRICO
2 pág.

Física Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) 01 e 04 são corretas.". Explicação: 01) O trabalho realizado pelo campo elétrico, sobre a carga de prova, é em módulo igual à variação da sua energia potencial elétrica. Essa afirmação é verdadeira, pois o trabalho realizado pelo campo elétrico é igual à variação da energia potencial elétrica da carga de prova. 04) A carga de prova tende a se deslocar do ponto de maior potencial elétrico para o ponto de menor potencial elétrico. Essa afirmação é verdadeira, pois a carga de prova se desloca no sentido do campo elétrico, ou seja, do ponto de maior potencial elétrico para o ponto de menor potencial elétrico. As outras alternativas estão incorretas: 02) O campo elétrico não realiza trabalho sobre a carga de prova enquanto esta se desloca do ponto A para o ponto B. Essa afirmação é falsa, pois o campo elétrico realiza trabalho sobre a carga de prova. 08) A intensidade do trabalho realizado pelo campo elétrico sobre a carga de prova, ao se deslocar entre os pontos A e B, depende do caminho seguido ao ir de um ponto ao outro. Essa afirmação é falsa, pois o trabalho realizado pelo campo elétrico depende apenas dos pontos inicial e final, e não do caminho percorrido. 16) Se a carga de prova se desloca sobre uma superfície equipotencial, o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre ela é, em módulo, maior que o trabalho realizado para provocar o mesmo deslocamento entre duas superfícies sujeitas a diferentes potenciais. Essa afirmação é falsa, pois o trabalho realizado pelo campo elétrico é o mesmo em qualquer superfície equipotencial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais