Buscar

8) A figura representa, esquematicamente, várias superfícies eqüipotenciais de um campo elétrico. a) Determine o trabalho realizado pela força elé...

8) A figura representa, esquematicamente, várias superfícies eqüipotenciais de um campo elétrico. a) Determine o trabalho realizado pela força elétrica para levar uma carga q = 10µC do ponto A ao ponto D, pelo caminho indicado. b) qual seria o trabalho realizado se fosse levada de A para D por outro caminho?

A figura representa, esquematicamente, várias superfícies eqüipotenciais de um campo elétrico.
Deve-se determinar o trabalho realizado pela força elétrica para levar uma carga q = 10µC do ponto A ao ponto D, pelo caminho indicado.
Deve-se determinar o trabalho realizado se fosse levada de A para D por outro caminho.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho, Força Elástica e Energia Potencial - Física - Lista de Exercícios - Prof. Panosso
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar o trabalho realizado pela força elétrica para levar uma carga q = 10µC do ponto A ao ponto D, pelo caminho indicado, é necessário calcular a diferença de potencial elétrico entre esses dois pontos e multiplicar pela carga q. A diferença de potencial elétrico entre A e D é de 20 V (200 V - 180 V). Portanto, o trabalho realizado pela força elétrica é: W = q * ΔV W = 10µC * 20V W = 0,2 mJ b) O trabalho realizado pela força elétrica para levar a carga de A para D por outro caminho seria o mesmo, desde que a diferença de potencial elétrico entre A e D seja a mesma. Isso ocorre porque o trabalho realizado pela força elétrica depende apenas da diferença de potencial elétrico entre os pontos inicial e final e não do caminho percorrido pela carga.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais