Buscar

A maioria da transmissão sináptica no sistema nervoso humano é química. As membranas pré e pós-sinápticas nas sinapses químicas são separadas por u...

A maioria da transmissão sináptica no sistema nervoso humano é química. As membranas pré e pós-sinápticas nas sinapses químicas são separadas por uma fenda, a fenda sináptica. Essa fenda é preenchida com uma matriz extracelular de proteínas fibrosas, cuja função é conservar a adesão entre as membranas pré e pós-sinápticas. O lado pré-sináptico é geralmente um terminal axonal e contém diversas vesículas sinápticas que armazenam os neurotransmissores. Os principais neurotransmissores se classificam como aminoácidos, aminas e peptídeos. A liberação dos neurotransmissores é desencadeada pela chegada do potencial de ação ao terminal axonal, que despolariza a membrana do terminal e resulta na abertura dos canais de cálcio, causando a liberação dos neurotransmissores das vesículas sinápticas. Os neurotransmissores liberados dentro da fenda sináptica se conectam a receptores específicos na membrana dos neurônios pós-sinápticos, transferindo a informação da célula pré-sináptica para a célula pós-sináptica.

A maioria da transmissão sináptica no sistema nervoso humano é química.
As membranas pré e pós-sinápticas nas sinapses químicas são separadas por uma fenda, a fenda sináptica.
O lado pré-sináptico é geralmente um terminal axonal e contém diversas vesículas sinápticas que armazenam os neurotransmissores.
Os principais neurotransmissores se classificam como aminoácidos, aminas e peptídeos.
A liberação dos neurotransmissores é desencadeada pela chegada do potencial de ação ao terminal axonal, que despolariza a membrana do terminal e resulta na abertura dos canais de cálcio, causando a liberação dos neurotransmissores das vesículas sinápticas.
Os neurotransmissores liberados dentro da fenda sináptica se conectam a receptores específicos na membrana dos neurônios pós-sinápticos, transferindo a informação da célula pré-sináptica para a célula pós-sináptica.

Essa pergunta também está no material:

2007-11-1045-Tecido-Nervoso_-componentes-celulares-conexões-e-funções
14 pág.

Terapia Ocupacional Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A fenda sináptica é a estrutura que separa as membranas pré e pós-sinápticas nas sinapses químicas. Essa fenda é preenchida com uma matriz extracelular de proteínas fibrosas, cuja função é conservar a adesão entre as membranas pré e pós-sinápticas. O lado pré-sináptico é geralmente um terminal axonal e contém diversas vesículas sinápticas que armazenam os neurotransmissores. Os principais neurotransmissores se classificam como aminoácidos, aminas e peptídeos. A liberação dos neurotransmissores é desencadeada pela chegada do potencial de ação ao terminal axonal, que despolariza a membrana do terminal e resulta na abertura dos canais de cálcio, causando a liberação dos neurotransmissores das vesículas sinápticas. Os neurotransmissores liberados dentro da fenda sináptica se conectam a receptores específicos na membrana dos neurônios pós-sinápticos, transferindo a informação da célula pré-sináptica para a célula pós-sináptica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais