Buscar

O Direito Processual é a garantia de eficácia dos direitos fundamentais. Isso significa dizer que quando um direito material é violado por terceiro...

O Direito Processual é a garantia de eficácia dos direitos fundamentais. Isso significa dizer que quando um direito material é violado por terceiro, surge dentro do processo a oportunidade de restabelecer a coisa violada em um ambiente em que haverá um terceiro imparcial para avaliar as versões apresentadas pelas duas partes. O Direito Processual Penal fará exatamente esse papel, mas com a peculiaridade de apurar a prática de crimes, cujos elementos já foram devidamente introduzidos na unidade passada. Nesse sentido, é exatamente no processo que conseguiremos apurar a existência ou não da autoria do fato, a conduta, o nexo, um tipo penal que se amolde

aos fatos, a existência de excludentes. É somente por meio do processo que tudo isso será apurado. Por essa razão, nota-se que existe uma autonomia entre o Direito Penal Material (estudo sobre a norma delitiva e a pena) e o Direito Processual Penal que guiará o operador do Direito sobre como apreciar e julgar os elementos de informação já obtidos. Consequentemente, por ter um objeto próprio, o Direito Processual Penal também é composto de conceitos, princípios e elementos particulares e diversos do Direito Penal.

Assinale a alternativa correta acerca das garantias processuais e de seus princípios:

  • É através do princípio da proporcionalidade da pena, que dispõe que a pena não pode ser superior ao grau de responsabilidade pela prática do fato, que o Ministério Público apresenta uma denúncia contra alguém, o réu tem direito a ser citado (informado) e reagir à acusação (defesa por escrito inicial). O Ministério Público (MP) propõe uma prova, o réu tem direito de ser informado sobre a prova e de manifestar-se sobre ela. É o contraditório que torna o processo dialético, ou seja, em constante comunicação recíproca, sobretudo entre as partes (acusação e defesa).
  • O processo é um conjunto de atos ordenados e lógicos, desenvolvidos em contraditório que prepararão a decisão final proferida por um sujeito imparcial e desinteressado quanto ao resultado do julgamento, de modo que não é infalível, mas possui instrumentos que podem corrigir os erros processuais provocados por qualquer sujeito, limitando os seus poderes e garantindo os direitos de todos. É através do processo que os os direitos materiais e processuais eventualmente violados podem ser corrigidos, por isso se diz que o processo é o conjunto de princípios que garantem o cumprimento dos direitos fundamentais, sem os quais nenhum direito teria eficácia no plano concreto.
  • Através do princípio do duplo grau de jurisdição que um processo justo onde as duas partes interessadas, a acusação e o réu, participam com a mesma intensidade e prerrogativas. A eles estão disponíveis os mesmos instrumentos para convencer o magistrado e demais autoridades públicas. Nesse caso, tendo os órgãos de acusação a possibilidade de produzir provas periciais, a defesa também terá a possibilidade de refutá-las por meio de um assistente técnico que ofereça um parecer científico.
  • O princípio da insignificância, prevê que todo ato, no processo penal, deve ser, necessariamente, acompanhado por um advogado para que possa se manifestar tecnicamente de acordo com os interesses do acusado. Esse princípio também permite que o acusado possa, ele próprio, se defender sem a intervenção direta de seu advogado.
  • O princípio do juiz natural permite e coloca como regra no ordenamento jurídico a presença dos tribunais de exceção.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O processo é um conjunto de atos ordenados e lógicos, desenvolvidos em contraditório que prepararão a decisão final proferida por um sujeito imparcial e desinteressado quanto ao resultado do julgamento, de modo que não é infalível, mas possui instrumentos que podem corrigir os erros processuais provocados por qualquer sujeito, limitando os seus poderes e garantindo os direitos de todos. É através do processo que os os direitos materiais e processuais eventualmente violados podem ser corrigidos, por isso se diz que o processo é o conjunto de princípios que garantem o cumprimento dos direitos fundamentais, sem os quais nenhum direito teria eficácia no plano concreto."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais