Logo Passei Direto
Buscar
Os neurônios podem ser divididos de acordo com sua funcionalidade em três classes, são elas: neurônios aferentes, interneurônios e neurônios eferentes. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA:


Os neurônios aferentes fazem a conexão entre os neurônios no sistema nervoso central.


Os neurônios eferentes levam informações dos tecidos e órgãos até o sistema nervoso central.


Os neurônios aferentes conduzem as informações dos tecidos e órgãos até o sistema nervoso central.


Os neurônios aferentes conduzem informações do sistema nervoso central em direção aos tecidos e órgãos.


Os interneurônios, assim como os neurônios aferentes, fazem a conexão entre os neurônios no sistema nervoso central.
User badge image
Emily Mendonça

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A alternativa correta é: Os neurônios aferentes conduzem as informações dos tecidos e órgãos até o sistema nervoso central. Os neurônios aferentes são responsáveis por levar as informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central, enquanto os neurônios eferentes levam as informações do sistema nervoso central para os músculos e glândulas. Os interneurônios fazem a conexão entre os neurônios dentro do sistema nervoso central.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Os neurônios aferentes conduzem as informações dos tecidos e órgãos até o sistema nervoso central."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o Sistema Nervoso, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que corresponda somente às corretas.
I. Os neurônios durante o “repouso”, quando não estão transmitindo impulsos nervosos, apresentam a superfície interna da membrana plasmática negativa em relação ao exterior. II. As células de Schwann e os oligodendrócitos são células gliais responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, respectivamente. III. Nas sinapses químicas, as células se comunicam entre si através de junções intramembranas (junções gap), permitindo a passagem do impulso nervoso diretamente de uma célula para outra. IV. Na transmissão do impulso nervoso, os neurônios passam pela despolarização e repolarização, onde ocorre alteração da permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, respectivamente.

Os diferentes sentidos podem ser divididos em sentidos somáticos (ou somatossensoriais) e sentidos especiais. Com relação a esse assunto, marque a alternativa INCORRETA:
A dor é considerada um sentido somático. A audição é considerada um sentido especial. A visão é um sentido especial que se caracteriza pela tradução da luz em imagens mentais nas áreas encefálicas. Incorreta: O tato trata-se da capacidade de perceber que algo entrou em contato com a pele e é considerado um sentido somático. A propriocepção é um sentido especial, responsável por fornecer ao SNP a informação sobre a posição dos membros em repouso ou em movimento.

Os alimentos, quando ingeridos, passam por uma série de estruturas e enzimas que apresentam a função de transformar as macromoléculas em micromoléculas, a fim de serem absorvidas e utilizadas pelas células. Considere abaixo as seguintes afirmacoes.
I. A primeira fase da digestão das proteínas dá-se no estômago, pela ação da pepsina. II. A tripsina se transforma em tripsinogênio na presença de ácido clorídrico (HCl). III. A secretina é uma substância que estimula a secreção do suco pancreático. IV. No homem, as secreções biliar e pancreática interagem com o bolo alimentar no intestino grosso. Pode-se considerar como verdadeiras as afirmações:

As células que compõem o sistema nervoso são os neurônios e os gliócitos (antes denominados neuróglia), as primeiras unidades de recepção e transmissão de estímulos. O termo gliócitos é uma denominação conjunta de células que atuam de várias formas no sistema nervoso.
Células que atuam na fagocitose interna ao tecido nervoso são denominadas ____. Células que potencializam a transmissão de impulso envolvem os axônios. Axônios internos ao sistema nervoso central têm um envoltório mielínico produzido por células denominadas ____. Axônios que estão no sistema nervoso periférico têm envoltório mielínico produzido por células denominadas ____. As lacunas são preenchidas corretamente por:

Existem neurônios de diversos tamanhos e formas, no entanto, todos compartilham características que possibilitam a comunicação célula a célula via junções comunicantes (sinapse elétrica) ou via neurotransmissor (sinapse química). A maioria dos neurônios são formados por três partes: corpo celular, dendritos e axônios.
Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA:
Os espaços livres de bainha no axônio são chamados de nódulo de Ranvier.
O corpo celular de um neurônio contém as informações genéticas e toda maquinaria necessária para a síntese proteica.
Os axônios de muitos neurônios são cobertos por bainhas de mielina.
Os dendritos são prolongamentos altamente ramificados do corpo celular que recebem informações de outros neurônios.
No sistema nervoso central, as células formadoras de mielina são um tipo de célula da glia denominada células de Schwann.

Mais conteúdos dessa disciplina