Buscar

Resuma o processo de formação (gênese) das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares? Rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, uma...

Resuma o processo de formação (gênese) das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares?

Rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, uma massa de rocha fundida que se origina em profundidade na crosta e no manto superior.
Rochas metamórficas são rochas que se formam no interior da Terra devido à alteração de outras rochas pré-existentes por ação da pressão e/ou temperatura.
Rochas sedimentares são formadas a partir do intemperismo, que resulta na transformação e desagregação do material constituinte da rocha, seguido de erosão e deposição dos sedimentos, que posteriormente se consolidam através de processos de diagênese.

Essa pergunta também está no material:

Geologia - Semana 10
1 pág.

Geologia Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, que é uma massa de rocha fundida que se origina em profundidade na crosta e no manto superior. Quando o magma é expelido para a superfície terrestre, ele é chamado de lava e, ao entrar em contato com o ar ou a água, esfria e solidifica, formando rochas ígneas extrusivas. Já as rochas ígneas intrusivas são formadas quando o magma se solidifica em profundidade antes de chegar à superfície. As rochas metamórficas são formadas no interior da Terra devido à alteração de outras rochas pré-existentes por ação da pressão e/ou temperatura. Essas rochas sofrem transformações físicas e químicas, sem que ocorra a fusão, resultando em novas rochas com características diferentes das rochas originais. As rochas sedimentares são formadas a partir do intemperismo, que resulta na transformação e desagregação do material constituinte da rocha, seguido de erosão e deposição dos sedimentos. Com o tempo, esses sedimentos são compactados e cimentados, formando rochas sedimentares. A diagênese é o conjunto de processos físicos e químicos que ocorrem durante a compactação e cimentação dos sedimentos, que resultam na formação das rochas sedimentares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais