Buscar

A conduta para a teoria finalista é o comportamento humano voluntário, psiquicamente dirigido a um fim ilícito, ou seja, ato humano voluntário e co...

A conduta para a teoria finalista é o comportamento humano voluntário, psiquicamente dirigido a um fim ilícito, ou seja, ato humano voluntário e consciente no intuito de alcançar um resultado considerado como consequência de um crime. Observada a doutrina majoritária brasileira no estudo da teoria do crime, analise as afirmativas a seguir e assinale:

I. O fato típico é composto da conduta humana dolosa ou culposa, resultado, nexo causal e tipicidade.
II. A força irresistível, o movimento reflexo e a coação moral irresistível, são hipóteses de exclusão da culpabilidade.
III. O dolo é a vontade consciente de realizar a conduta descrita no tipo penal.
IV. A culpa é a previsibilidade objetiva do resultado, ou seja, o agente não quis o resultado, mas assumiu o risco de produzi-lo.
V. O erro de tipo é a falsa percepção da realidade, enquanto o erro de proibição é a falsa percepção da ilicitude da conduta.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito Aplicado I - Aula 2
6 pág.

Direito Aplicado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas." Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois o fato típico é composto pela conduta humana dolosa ou culposa, resultado, nexo causal e tipicidade. - A afirmativa II está incorreta, pois a força irresistível, o movimento reflexo e a coação moral irresistível são hipóteses de exclusão da tipicidade, não da culpabilidade. - A afirmativa III está correta, pois o dolo é a vontade consciente de realizar a conduta descrita no tipo penal. - A afirmativa IV está correta, pois a culpa é a previsibilidade objetiva do resultado, ou seja, o agente não quis o resultado, mas assumiu o risco de produzi-lo. - A afirmativa V está incorreta, pois o erro de tipo é a falsa percepção da realidade, enquanto o erro de proibição é a falsa percepção da ilicitude da conduta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais