Buscar

Mais que possibilitar acesso às várias correntes teóricas, o projeto de pluralidade na Psicologia Educacional, precisa amparar-se em três aspectos ...

Mais que possibilitar acesso às várias correntes teóricas, o projeto de pluralidade na Psicologia Educacional, precisa amparar-se em três aspectos essenciais: a compreensão epistemológica, práxis e a consciência histórica. Ou seja, a pluralidade, por si só, não remete à formação crítico-reflexiva. Para que possa servi-la será preciso propiciar clareza acerca dos objetos de estudo dos diferentes teóricos, dos princípios epistemológicos que os regem, dos pressupostos filosóficos que os sustentam e da história de cada elaboração. Sem isso, o pluralismo vira ecletismo e favorecerá a manutenção de consciências ingênuas. (FREIRE 1980, p. 26; LAROCCA, 2000, p. 60-65).

Partindo da citação do autor, e com base no que estudamos no decorrer da disciplina, podemos afirmar que:

  • As relações entre psicologia e educação, devem ser construídas, por meio, de questões problemáticas, voltadas para uma prática apoiada em aportes teóricos e metodológicos da psicologia. Essas contribuições devem se concentrar na inserção das salas de aula, ou seja, em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações.
  • As relações entre psicologia e educação, devem ser construídas, por meio, de desenvolvimento emocional com para tornar possíveis as atividades psicológicas voluntárias, ou seja, intencionais, em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações.
  • As relações entre psicologia e educação, devem ser construídas de maneira automática, reversível e autônoma conforme as respectivas ações nos planos das representações em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações.
  • As relações entre psicologia e educação, devem ser construídas, por meio, de diferentes percepções e significados relacionados com objetos, ações e conceitos, em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a citação do autor e com o que foi estudado na disciplina, podemos afirmar que as relações entre psicologia e educação devem ser construídas por meio de questões problemáticas, voltadas para uma prática apoiada em aportes teóricos e metodológicos da psicologia. Essas contribuições devem se concentrar na inserção das salas de aula, ou seja, em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações. Portanto, a alternativa correta é a primeira: "As relações entre psicologia e educação, devem ser construídas, por meio, de questões problemáticas, voltadas para uma prática apoiada em aportes teóricos e metodológicos da psicologia. Essas contribuições devem se concentrar na inserção das salas de aula, ou seja, em espaços escolares de acordo com os contextos sociais, para que novas propostas de intervenção, nesses cenários surjam dessas interações."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais