Logo Passei Direto
Buscar
04 - Na padronização da solução de AgNO3 (titulante) com concentração de aproximadamente 0,05 mol L-1, empregou-se cloreto de sódio (NaCl) (titulado) como padrão primário. A massa de 0,4000 g de NaCI foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 100,00 mL, completado o volume com água destilada e a solução homogeneizada. Uma alíquota de 10,00 mL da solução de NaCI foi adicionada a um frasco erlenmeyer e titulada com AgNO3. O volume de AgNO3 gasto na titulação foi de 14,80 mL.
Determinar a concentração real de AgNO3 em mol L-1.
Equação: AgNO3 + NaCI AgCl(s) + NaNO3
Dados: massas molares (g mol-1): Na= 23; Cl = 35,5. Resp. = 0,046 mol L-1.

a) Cálculo da massa de NaCl na solução.
b) Cálculo do número de mols de NaCl na solução.
c) Cálculo do número de mols de AgNO3 na titulação.
d) Cálculo da concentração real de AgNO3.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) Cálculo da massa de NaCl na solução: A massa de NaCl utilizada foi de 0,4000 g. b) Cálculo do número de mols de NaCl na solução: Para calcular o número de mols de NaCl, é necessário utilizar a fórmula: n = m/M Onde: n = número de mols m = massa (em gramas) M = massa molar (em g/mol) Substituindo os valores: n = 0,4000 g / 58,5 g/mol n = 0,0068376 mol c) Cálculo do número de mols de AgNO3 na titulação: Para calcular o número de mols de AgNO3, é necessário utilizar a relação estequiométrica entre AgNO3 e NaCl, que é de 1:1. Portanto, o número de mols de AgNO3 é igual ao número de mols de NaCl: n(AgNO3) = n(NaCl) n(AgNO3) = 0,0068376 mol d) Cálculo da concentração real de AgNO3: Para calcular a concentração real de AgNO3, é necessário utilizar a fórmula: C = n/V Onde: C = concentração (em mol/L) n = número de mols V = volume (em L) Substituindo os valores: C = 0,0068376 mol / 0,01000 L C = 0,046 mol/L Portanto, a concentração real de AgNO3 é de 0,046 mol/L.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01 - 2,0000 g da amostra de leite de magnésia (suspensão de Mg(OH)2) em um erlenmeyer, foram tratados com 20,00 mL de HCl 0,150 mol L-1, f = 1,05 e o excesso de acido titulado com NaOH 0,102 mol L-1, sendo gasto 5,30 mL.
a) Calcule o número de mols de NaOH consumidos na titulação. Resp. = 5,41 x 10-4 mols.
b) Calcule o número de mols de HCl adicionados no erlenmeyer. Resp. = 3,15 x 10-3 mols.
c) Calcule o número de mols de HCl que reagiu com o Mg(OH)2. Resp. = 2,61 x 10-3 mols.
d) Calcule o número de mols de Mg(OH)2 na amostra. Resp. = 1,30 x 10-3 mol.
e) Calcule a massa de Mg(OH)2 na amostra. Resp. = 0,0758 g.
f) Calcule a % de Mg(OH)2 na amostra. Resp. = 3,8%.
Dados: Massas molares (g mol-1): Mg = 24,3; O = 16; H = 1.

a) Cálculo do número de mols de NaOH consumidos na titulação.
b) Cálculo do número de mols de HCl adicionados no erlenmeyer.
c) Cálculo do número de mols de HCl que reagiu com o Mg(OH)2.
d) Cálculo do número de mols de Mg(OH)2 na amostra.
e) Cálculo da massa de Mg(OH)2 na amostra.
f) Cálculo da % de Mg(OH)2 na amostra.

02 - Um lote de leite de magnésia foi recolhido para análise do teor de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). A titulação de neutralização foi usada para determinar o teor de Mg(OH)2 na amostra de leite de magnésia, % (m/m).
A massa de 1,5000 g de leite de magnésia previamente homogeneizada foi transferida quantitativamente para um frasco erlenmeyer e adicionado um excesso de 50,00 mL de solução padrão de HCl 0,100 mol L-1. Na titulação do HCI em excesso foram gastos 10,50 mL de solução padrão de NaOH 0,100 mol L-1. Determine o teor de Mg(OH)2 na amostra em % (m/m). Resp. = 7,68% (m/m).
Equações: 2 HCl(excesso) + Mg(OH)2(s) MgCl2 + H2O
HCl(que não reagiu) + NaOH(titulante) NaCl + H2O

a) Cálculo do número de mols de HCl em excesso.
b) Cálculo do número de mols de NaOH consumidos na titulação.
c) Cálculo do número de mols de Mg(OH)2 na amostra.
d) Cálculo da % (m/m) de Mg(OH)2 na amostra.

03 - Na padronização da solução de AgNO3 0,1 mol L-1, foi utilizado o método de Mohr. Nessa padronização foram usadas 3 massa de NaCI padrão e foram obtidos os seguintes resultados:
Massa / (g) Vol. AgNO3 / (mL)
1 0,125 20,50
2 0,132 21,50
3 0,110 18,30
Calcule a concentração exata da solução de AgNO3.
Dados: massas molares (g mol-1): Na= 23; Cl = 35,5. Resp. = 0,104 mol L-1.

a) Cálculo da massa de NaCl em cada padronização.
b) Cálculo do número de mols de NaCl em cada padronização.
c) Cálculo do número de mols de AgNO3 em cada padronização.
d) Cálculo da concentração exata da solução de AgNO3.

05 - Uma solução de NaCI foi preparada pela dissolução de 0,5840 g do sal puro em 100,00 mL de solução. Essa solução foi usada na padronização de solução de AgNO3 pelo método de Mohr. Para tal, três alíquotas de 10,00 mL da solução padrão foram utilizadas e o volume médio da solução de AgNO3 consumido foi de 20,25 mL.
a) Calcule a concentração da solução padrão de NaCI. Resp. = 0,100 mol L-1
b) Calcule a concentração exata da solução de AgNO3. Resp. = 0,049 mol L-1
Dados: massas molares (g mol-1): Na = 23; Cl = 35,5

a) Cálculo da massa de NaCl na solução.
b) Cálculo do número de mols de NaCl na solução.
c) Cálculo da concentração da solução padrão de NaCl.
d) Cálculo do número de mols de AgNO3 na titulação.
e) Cálculo da concentração exata da solução de AgNO3.

06 - Os métodos de Mohr e Volhard (Volumetria de Precipitação) são usados principalmente para a análise de haletos. As titulações pelo método de Mohr são realizadas em pH próximo do neutro e pelo método de Volhard, em meio fortemente ácido (meio HNO3). Se você tiver que fazer analise de Cl- em uma amostra que possa conter os ânions S2- e CO3 2- por qual dos dois métodos optaria? Justifique. Resp. = Volhard.
Informações: Sulfeto de prata: pouco solúvel em meio neutro ou básico.
Carbonato de prata: pouco solúvel em meio neutro ou básico

a) Explicação sobre o método de Mohr.
b) Explicação sobre o método de Volhard.
c) Justificativa para a escolha do método de Volhard.

07 - a) Justifique o uso de HNO3 na determinação de íons brometo pelo método de Volhard.
b) Para a acidificação do meio mencionada no item a, poderia ser utilizado HCl em substituição ao HNO3?

a) Justificativa para o uso de HNO3 na determinação de íons brometo pelo método de Volhard.
b) Discussão sobre a possibilidade de utilização de HCl em substituição ao HNO3.

Fazendo QUI 112 e QUI 119, enviou-lhe uma amostra de água do mar morto para você determinar o teor de NaCI. Você pipetou três alíquotas de 2,00 mL desta água, diluiu cada uma com uns 20,00 mL de água destilada, e titulou as alíquotas com uma solução de nitrato de prata 0,045 mol L-1 (previamente padronizada), usando K2CrO4 como indicador. Os resultados obtidos foram: Alíquota Vol. de solução de AgNO3 gasto na titulação (mL) 1 39,90 2 40,10 3 40,00. a) Qual é a equação da reação que ocorre durante esta titulação? b) Para que se usa o K2CrO4 e como funciona? c) O Kps do AgCl = 1,8 x 10-10. O Kps do Ag2CrO4 = 1,9 x 10-12. Por que o Ag2CrO4 não precipita antes do AgCl? d) Em meio ácido, o indicador K2CrO4 não funciona. Por quê? e) Qual a concentração, em mol L-1, e o teor percentual (m/m) do NaCI na amostra analisada? Resp.: C = 0,90 mol L-1 e %NaCl = 5,27. Dados: massas molares (g mol-1): Na = 23; Cl = 35,5

a) Equacionar a reação de titulação entre a solução de nitrato de prata e a amostra de água do mar morto;
b) O K2CrO4 é usado como indicador para a titulação porque ele forma um precipitado vermelho-alaranjado com o Ag+ em solução, indicando o ponto final da titulação;
c) O AgCl precipita antes do Ag2CrO4 porque o Kps do AgCl é maior que o Kps do Ag2CrO4, ou seja, a concentração de íons Cl- na solução é maior do que a concentração de íons CrO4^2-;
d) Em meio ácido, o K2CrO4 é convertido em ácido cromotártarico, que não forma o precipitado vermelho-alaranjado com o Ag+ em solução;
e) A concentração de NaCl na amostra é de 0,90 mol L-1 e o teor percentual (m/m) de NaCl é de 5,27%.

Mais conteúdos dessa disciplina