Buscar

Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre o princípio de laicidade colaborativa a partir da Constituição de 1889. Assinale a alternativa corre...

Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre o princípio de laicidade colaborativa a partir da Constituição de 1889. Assinale a alternativa correta:

a. O laicismo é o único modelo de laicidade que defende a separação entre o poder político e religioso.
b. O Brasil é um exemplo de laicidade neutra, enquanto a França possui o modelo de laicidade colaborativa.
c. Diferente da laicidade colaborativa, o laicismo busca uma relação harmônica e pacífica entre Estado e religião.
d. Para existir colaboração entre a esfera do Estado e das religiões é necessário benevolência mútua: reconhecimento de ambas as partes da importância das respectivas esferas.
e. Das cincos características que compõem a laicidade colaborativa (Separação, Liberdade, Benevolência, Colaboração e Consideração), apenas uma delas é dispensável para qualquer modelo de laicidade: a separação dos poderes.

Essa pergunta também está no material:

Exercício Avaliativo - Módulo 4_ Revisão da tentativa
2 pág.

Liberdade e Intolerência Centro Universitário Barão de MauáCentro Universitário Barão de Mauá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Para existir colaboração entre a esfera do Estado e das religiões é necessário benevolência mútua: reconhecimento de ambas as partes da importância das respectivas esferas." O princípio de laicidade colaborativa defende a colaboração entre o Estado e as religiões, desde que haja respeito mútuo e reconhecimento da importância de cada esfera. A laicidade colaborativa é um modelo de laicidade que busca a colaboração entre o Estado e as religiões, enquanto o laicismo busca a separação entre o poder político e religioso. A laicidade neutra não existe, pois toda laicidade é um modelo que busca a separação entre Estado e religião.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais