Buscar

Que efeito a incorporação de um novo medicamento, que aumenta a sobrevida, porém não leva à cura, produz sobre a incidência e a prevalência de uma ...

Que efeito a incorporação de um novo medicamento, que aumenta a sobrevida, porém não leva à cura, produz sobre a incidência e a prevalência de uma doença? Justifique.

A incorporação de um novo medicamento que aumenta a sobrevida, porém não leva à cura, pode aumentar a prevalência e diminuir a incidência de uma doença.
Isso ocorre porque o aumento da sobrevida dos pacientes faz com que eles vivam mais tempo com a doença, aumentando a prevalência.
Por outro lado, como o medicamento não leva à cura, a incidência da doença não é afetada, mantendo-se constante ou diminuindo levemente.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES Medidas de ocorrência e indicadores de saúde
4 pág.

Epidemiologia Universidade Federal de Mato GrossoUniversidade Federal de Mato Grosso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta apresentada na descrição da pergunta está correta. A incorporação de um novo medicamento que aumenta a sobrevida, porém não leva à cura, pode aumentar a prevalência e diminuir a incidência de uma doença. Isso ocorre porque o aumento da sobrevida dos pacientes faz com que eles vivam mais tempo com a doença, aumentando a prevalência. Por outro lado, como o medicamento não leva à cura, a incidência da doença não é afetada, mantendo-se constante ou diminuindo levemente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais