Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Um elevador que se encontra em repouso no andar térreo é acionado e começa a subir em movimento uniformemente acelerado durante 8 segundos, enquanto a tração no cabo que o suspende é igual a 16250 N. Imediatamente após esse intervalo de tempo, ele é freado com aceleração constante de módulo igual a 5 m/s2, até parar. Determine a altura máxima alcançada pelo elevador, sabendo que sua massa é igual a 1300 kg.


User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema, podemos utilizar as equações do movimento uniformemente acelerado e do movimento uniformemente retardado. No movimento uniformemente acelerado, temos: v = vo + at onde: v = velocidade final vo = velocidade inicial (zero, pois o elevador estava em repouso) a = aceleração t = tempo Podemos isolar a velocidade final: v = at Agora, podemos utilizar a equação da posição: ΔS = vot + (at²)/2 onde: ΔS = variação da posição (altura máxima) vo = velocidade inicial (zero) a = aceleração t = tempo Substituindo a equação da velocidade na equação da posição, temos: ΔS = (a*t²)/2 Para encontrar a altura máxima, precisamos calcular a altura que o elevador percorreu durante o movimento uniformemente acelerado e subtrair a altura que ele percorreu durante o movimento uniformemente retardado. Durante o movimento uniformemente acelerado, a aceleração é dada por: a = F/m onde: F = força resultante (tração no cabo - peso do elevador) m = massa do elevador Substituindo os valores, temos: a = (16250 - 12740)/1300 a = 3,5 m/s² A altura percorrida durante o movimento uniformemente acelerado é dada por: ΔS1 = (a*t1²)/2 onde: t1 = tempo de aceleração (8 segundos) Substituindo os valores, temos: ΔS1 = (3,5*8²)/2 ΔS1 = 112 m Durante o movimento uniformemente retardado, a aceleração é dada por: a = -5 m/s² (sentido contrário ao movimento) A altura percorrida durante o movimento uniformemente retardado é dada por: ΔS2 = (a*t2²)/2 onde: t2 = tempo de frenagem (a velocidade final é zero) Substituindo os valores, temos: 0 = -5*t2²/2 t2² = 0 t2 = 0 Como o tempo de frenagem é zero, o elevador não percorreu nenhuma altura durante esse período. Portanto, a altura máxima alcançada pelo elevador é: ΔS = ΔS1 - ΔS2 ΔS = 112 - 0 ΔS = 112 m Resposta: A altura máxima alcançada pelo elevador é de 112 metros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(UFPE-2008) A figura mostra uma partícula de massa m = 20 g que está sob a ação de três forças constantes e co-planares, cujos módulos são F1 = 1,4 N, F2 = 0,50 N e F3 = 1,5 N. Calcule a magnitude da aceleração da partícula ao longo da direção indicada pela linha tracejada, em m/s2.


(UFSCAR-2008) Em repouso, o sistema de vasos comunicantes apresentado está em equilíbrio, de acordo com a figura 1. Quando o sistema é submetido a um movimento uniformemente variado devido à ação de uma força horizontal voltada para direita, o líquido deverá permanecer em uma posição tal qual o esquematizado em


a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Considere o sistema constituído por três blocos de massas m1, m2 e m3, apoiados um sobre o outro, em repouso sobre uma superfície horizontal, como mostra a figura a seguir. Observe que uma força F é aplicada ao bloco de massa m2, conforme a representação. Entretanto, esta força é incapaz de vencer as forças de fIJ entre os blocos mI e mJ, onde I e J variam de 1 a 3. Desprezando a resistência do ar, assinale a alternativa que representa todas as forças que atuam no bloco de massa m2, onde os NI, representam as normais que atuam nos blocos e PI, correspondem aos pesos dos respectivos blocos com I variando de 1 a 3.

Desprezando a resistência do ar, assinale a alternativa que representa todas as forças que atuam no bloco de massa m2, onde os NI, representam as normais que atuam nos blocos e PI, correspondem aos pesos dos respectivos blocos com I variando de 1 a 3.

Mais conteúdos dessa disciplina