Buscar

54. Situação hipotética: Fátima Regina, com a intenção de matar Jorge, seu marido, e sem coragem de cometer o crime, se embriaga e, após estar comp...

54. Situação hipotética: Fátima Regina, com a intenção de matar Jorge, seu marido, e sem coragem de cometer o crime, se embriaga e, após estar completamente bêbada, consuma o homicídio. O advogado de defesa de Fátima argumenta que sua cliente deve ser considerada inimputável, vez que estava embriagada no momento da conduta, sendo, portanto, isenta de pena. Assertiva: Possui razão a defesa de Fátima, vez que, de acordo com o Código Penal, será isento de pena o agente que, por embriaguez completa, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

A defesa de Fátima não possui razão, vez que, de acordo com o Código Penal, a embriaguez voluntária não exclui a imputabilidade penal.
A defesa de Fátima possui razão, vez que, de acordo com o Código Penal, será isento de pena o agente que, por embriaguez completa, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) As afirmativas I e II são verdadeiras.
d) As afirmativas I e II são falsas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO PRF 2° 2018
16 pág.

Matérias Prf Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "As afirmativas I e II são verdadeiras". De acordo com o Código Penal brasileiro, a embriaguez completa pode excluir a imputabilidade penal, ou seja, a capacidade de ser responsabilizado pelo crime cometido. No entanto, é necessário que o agente esteja inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Por outro lado, a embriaguez voluntária não exclui a imputabilidade penal, ou seja, o agente é responsável pelo crime cometido mesmo que tenha se embriagado voluntariamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais