Buscar

Questão 4/5 - CINECLUBE LUZ, FILOSOFIA E AÇÃO | BARRAVENTO (GLAUBER ROCHA - BRA, 1961) Leia o fragmento de texto: “Quanto a Firmino, ocorre um co...

Questão 4/5 - CINECLUBE LUZ, FILOSOFIA E AÇÃO | BARRAVENTO (GLAUBER ROCHA - BRA, 1961)

Leia o fragmento de texto:



“Quanto a Firmino, ocorre um completo silêncio. Se no início ainda tem um passado como todo mundo, no final ele não tem futuro. Quando abandona a cena, apaga, só deixando vestígios. Tudo sugere a metáfora e não há como não dizer: Firmino é um barravento. No acontecer abrupto e no dissolver. É presença convulsa e, de repente, não é nada.”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em XAVIER, Ismail. Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Considerando o excerto acima e os demais conteúdos do texto-base, qual é a característica central que define a presença de Firmino na narrativa de Buraquinho?

A Firmino é retratado como um líder religioso, guiando os pescadores através de práticas espirituais.

B A constante militância de Firmino, sua agitação, tramas e discursos, são comparadas à figura religiosa de Exu.

C A missão de Firmino é principalmente desenvolver sua própria espessura individual, independentemente das relações com os pescadores.

D O desaparecimento de Firmino ao final do filme é interpretado como uma estratégia narrativa para manter o suspense.

E Firmino é caracterizado como um personagem estável e previsível ao longo do filme, agindo de acordo com um plano cuidadosamente elaborado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: A constante militância de Firmino, sua agitação, tramas e discursos, são comparadas à figura religiosa de Exu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais