Buscar

A Lei Federal 13.840 de 2019 altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para tratar do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, d...

A Lei Federal 13.840 de 2019 altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para tratar do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, definir as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e tratar do financiamento das políticas sobre drogas e dá outras providências. Sobre o Plano Individual de Atendimento, de acordo com o disposto na Lei nº 13.840/2019, indique a alternativa CORRETA.

Escolha uma opção:

a.

O atendimento ao usuário ou dependente de drogas na rede de atenção à saúde dependerá da avaliação prévia por equipe técnica multidisciplinar e multissetorial.


b.

 A elaboração de um Plano Individual de Atendimento (PIA) fica dispensada para os usuários de álcool ou maconha.

c.

A avaliação prévia da equipe técnica subsidiará a elaboração e execução do projeto terapêutico individual a ser adotado, considerando apenas o tipo de droga, sendo seu padrão de uso irrelevante para a conclusão da avaliação. 

d.

Para a avaliação prévia da equipe técnica, apenas o risco à saúde física e mental do usuário ou dependente de drogas deve ser considerado, então o risco para as pessoas com as quais convive o indivíduo não precisa ser incluído.

e.

O Plano Individual de Atendimento (PIA) não deverá contemplar a participação dos familiares ou responsáveis, os quais são isentos de contribuir com o processo, mesmo no caso de crianças e adolescentes, não sendo passíveis de responsabilização civil, administrativa e criminal, nos termos da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente.