Buscar

A estimativa da idade dos equinos por meio da avaliação dos dentes se dá de forma semelhante aos bovinos, caprinos e ovinos. A estimativa ocorre po...

A estimativa da idade dos equinos por meio da avaliação dos dentes se dá de forma semelhante aos bovinos, caprinos e ovinos. A estimativa ocorre por meio da determinação dos desgastes (abrasão, atrito e erosão), substituição (mudas) e modificação na mesa dentária dos dentes incisivos. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):



(  ) Os equinos apresentam 24 dentes na dentição decídua, apresentando a seguinte formula dentária: 2 (3/3 incisivos, 0/0 caninos, 3/3 pré-molares). No entanto, os animais adultos podem apresentar de 36 a 44 dentes permanentes com a seguinte formula dentária: 2 (3/3 incisivos, 0-1/0-1 canino, 3-4/3-4 pré-molares e 3/3 molares.

(  ) Todos os dentes incisivos (pinças, médios e cantos) possuem cavidade dentária, que fica mais visíveis com o desgaste que esses dentes apresentam com o passar do tempo. Vale ressaltar que esse desgaste não é contínuo e ocorre tanto nos dentes caducos quanto nos permanentes.

(  ) O rasamente ocorre devido ao desgaste contínuo. Quando esse desgaste ocorre de forma regular, é observada a presença da “cauda de andorinha”. A cauda de andorinha é observada a partir dos 7 anos de idade, no canto superior.

(  ) Outra característica do desgaste dos dentes é que ocorre a mudança na mesa dentária, projetando-se para frente. Os dentes ficam excessivamente finos e a arcada dentária apresenta-se estreita.

A) 

F, V, V, F.

B) 

F, F, V, V.

C) 

F, V, F, V.

D) 

V, V, V, V.

E) 

V, F, F, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) F, V, F, V. Justificativa: - (F) Os equinos apresentam 20 dentes na dentição decídua, não 24. - (V) Todos os dentes incisivos possuem cavidade dentária. - (F) A cauda de andorinha é observada a partir dos 10 anos de idade, não 7. - (V) O desgaste dos dentes pode projetar a mesa dentária para frente, deixando a arcada dentária estreita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais