Buscar

Assinale a única alternativa que contém um exemplo de comentário estilístico (linguístico) adequado aos versos de Mário Quintana, no "Poeminha do C...

Assinale a única alternativa que contém um exemplo de comentário estilístico (linguístico) adequado aos versos de Mário Quintana, no "Poeminha do Contra".


a) Em função de sua intensa atividade literária, Quintana optou por reduzir a problemática da inadaptação ao ambiente de trabalho a um conjunto mínimo de versos herméticos sem rima.
b) Tem razão o poeta quando emprega o diminutivo verbal "passarinho" para indicar a afetividade que dedica às aves e o sentimento de repulsa aos obstáculos da vida literária.
c) As palavras "passarão" e "passarinho" montam um jogo expressivo de sentido, no qual vale menos a morfologia (verbo no futuro x substantivo diminutivo) e vale mais a forma de surpreender pela língua a todos "estes que aí estão atravancando" o caminho.
d) O desvio na conjugação do verbo "passar" se explica pela intenção do poeta em usar a coincidência entre o verbo "passarinhar" e o substantivo "passarinho", com o intuito de subverter o código linguístico.

Essa pergunta também está no material:

Prova - Língua Portuguesa
5 pág.

Metodologia da Língua Portuguesa Iee Romaguera CorreaIee Romaguera Correa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) As palavras "passarão" e "passarinho" montam um jogo expressivo de sentido, no qual vale menos a morfologia (verbo no futuro x substantivo diminutivo) e vale mais a forma de surpreender pela língua a todos "estes que aí estão atravancando" o caminho. Essa alternativa apresenta um comentário estilístico adequado aos versos de Mário Quintana, no "Poeminha do Contra", destacando o jogo expressivo de sentido criado pelo autor ao utilizar as palavras "passarão" e "passarinho", que surpreendem pela língua e transmitem a ideia de que, apesar dos obstáculos, a vida segue em frente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais