Buscar

A respeito do Princípio Orçamentário da exclusividade, avalie as afirmativas: I. É um princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçame...

A respeito do Princípio Orçamentário da exclusividade, avalie as afirmativas:

I. É um princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa.
II. Seu propósito é evitar que se tire proveito do processo legislativo relativo à tramitação dos projetos de natureza orçamentária – normalmente mais expedito que os demais – para aprovar, de modo rápido, medidas que pelo curso normal do processo legislativo dificilmente prosperariam.
III. A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira.
IV. Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
a. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b. As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c. As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
d. As afirmativas I, II, e IV são verdadeiras.
e. As afirmativas II e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

Contabilidade setor publico 2
8 pág.

Contabilidade Pública Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Princípio Orçamentário da exclusividade é um princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Seu propósito é evitar que se tire proveito do processo legislativo relativo à tramitação dos projetos de natureza orçamentária para aprovar, de modo rápido, medidas que pelo curso normal do processo legislativo dificilmente prosperariam. A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita. Portanto, a alternativa correta é a letra "d", pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais