Buscar

A presença portuguesa na África foi geralmente caracterizada pela instalação de feitorias e criação de abomináveis alojamentos para cativos onde mu...

A presença portuguesa na África foi geralmente caracterizada pela instalação de feitorias e criação de abomináveis alojamentos para cativos onde muitos morriam de sede, fome e doenças até esperar outro navio. A não inserção dos lusitanos no continente é consequência

do pouco interesse na Coroa portuguesa que se preocupava com suas disputas com a Espanha no domínio territorial das Américas, como se pode observar no Tratado de Tordesilhas.
da prática de escambo com chefes locais que se interessaram por armas e munições para o domínio de outros povos e davam em troca metais de ferro e de cobre.
pela forte pressão da Igreja Católica, excetuando algumas correntes minoritárias, que defendia o trabalho servil do negro, mas não o escravo, pois sua alma seria um 'papel em branco' a ser desenhada a verdadeira fé para a salvação.
da pouca lucratividade no tráfico negreiro, pois a produção do açúcar ainda não havia se desenvolvido no Brasil e não havia necessidade de muita mão de obra na lavoura, algo que se desenvolveu somente no final do século XVII com as invasões holandesas.
da incapacidade de se adentrar na África por motivos de doenças que o organismo europeu não tinha anticorpos, como a malária; além de Portugal ter um pequena população masculina para deslocamentos de grande porte.

Essa pergunta também está no material:

África Pré-Colonial aula 09
2 pág.

História da África Pré-colonização Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "do pouco interesse na Coroa portuguesa que se preocupava com suas disputas com a Espanha no domínio territorial das Américas, como se pode observar no Tratado de Tordesilhas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais