Buscar

Segundo o Manual Técnico do Orçamento (MTO 2019), as receitas correntes são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeir...

Segundo o Manual Técnico do Orçamento (MTO 2019), as receitas correntes são arrecadadas dentro do exercício, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido, e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações correspondentes às políticas públicas. De acordo com o § 1º do art. 11 da Lei nº 4.320, de 1964, classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); e demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores (Outras Receitas Correntes). Dentre as receitas correntes: I – algumas são oriundas das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, conforme preceitua o art. 149 da CF. II – outras são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras. III – e ainda há as receitas de atividades de exploração ordenada dos recursos naturais e vegetais em ambiente natural e protegidas. Compreende as atividades de cultivo agrícola, de cultivo de espécies florestais para produção de madeira, celulose e para proteção ambiental, de extração de madeira em florestas nativas, de coleta de produtos vegetais, além do cultivo de produtos agrícolas. As proposições acima definem, respectivamente:

I - algumas são oriundas das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, conforme preceitua o art. 149 da CF.
II - outras são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.
III - e ainda há as receitas de atividades de exploração ordenada dos recursos naturais e vegetais em ambiente natural e protegidas. Compreende as atividades de cultivo agrícola, de cultivo de espécies florestais para produção de madeira, celulose e para proteção ambiental, de extração de madeira em florestas nativas, de coleta de produtos vegetais, além do cultivo de produtos agrícolas.
A - Contribuições, Receita Patrimonial e Receita Agropecuária.
B - Contribuições, Receita Patrimonial e Receita Industrial.
C - Impostos, Receita Patrimonial e Receita Agropecuária.
D - Receita de serviços, Receita Industrial e Contribuições.
E - Receita Industrial, Receita de serviços e Receita Agropecuária.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Finanças, Orçamentos Públicos e Orgão de Controle 2
4 pág.

Finanças, Orçamentos Públicos e Orgão de Contro Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - Contribuições, Receita Patrimonial e Receita Agropecuária. As receitas correntes são classificadas em tributos, contribuições, exploração do patrimônio estatal, exploração de atividades econômicas, recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e outras receitas correntes. As contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, conforme preceitua o art. 149 da CF, são exemplos de receitas correntes provenientes de contribuições. As receitas provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras, são exemplos de receitas correntes provenientes de receita patrimonial. E as receitas de atividades de exploração ordenada dos recursos naturais e vegetais em ambiente natural e protegidas, como as atividades de cultivo agrícola, de cultivo de espécies florestais para produção de madeira, celulose e para proteção ambiental, de extração de madeira em florestas nativas, de coleta de produtos vegetais, além do cultivo de produtos agrícolas, são exemplos de receitas correntes provenientes de receita agropecuária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais