Buscar

8) Sabendo que a figura abaixo descreve a energia potencial entre um cátion e um ânion, responda: a) Explique por que a equação que descreve a ene...

8) Sabendo que a figura abaixo descreve a energia potencial entre um cátion e um ânion, responda:

a) Explique por que a equação que descreve a energia potencial eletrostática (atrativa) em um cristal iônico tem sempre valor negativo.
b) Calcule a energia potencial da ligação entre o Na+ e o Cl- quando r  0 e quando r  .
c) Calcule dE/dr na distância da ligação entre o Na+ e o Cl-.
d) Calcule a energia de interação eletrostática entre um cátion Cs+ e um ânion F-, ambos no estado gasoso, em que a separação interiônica experimental, nessa fase, é igual a 2,35 x 10-10 m.

Dados: e = 1,60 x 10-19 C ε0 = 8,85 x 10-12 C2J-1m-1


Essa pergunta também está no material:

Lista Exercícios ligações iônicas (2)
5 pág.

Química Geral I Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A equação que descreve a energia potencial eletrostática (atrativa) em um cristal iônico tem sempre valor negativo porque a energia potencial diminui à medida que a distância entre os íons diminui. Como a energia potencial é definida como o trabalho necessário para mover uma carga de um ponto para outro, a energia potencial diminui à medida que a carga se aproxima, o que resulta em um valor negativo. b) Quando r → 0, a energia potencial da ligação entre o Na+ e o Cl- é infinita, pois a distância entre os íons é zero. Quando r → ∞, a energia potencial da ligação entre o Na+ e o Cl- é zero, pois a distância entre os íons é infinita. c) dE/dr na distância da ligação entre o Na+ e o Cl- é igual a zero, pois a energia potencial é mínima nessa distância. d) A energia de interação eletrostática entre um cátion Cs+ e um ânion F-, ambos no estado gasoso, em que a separação interiônica experimental, nessa fase, é igual a 2,35 x 10-10 m, pode ser calculada pela equação: E = (k * q1 * q2) / r Onde k é a constante eletrostática, q1 e q2 são as cargas dos íons e r é a distância entre eles. Substituindo os valores, temos: E = (9 * 10^9 * (1,602 * 10^-19) * (-1,602 * 10^-19)) / (2,35 * 10^-10) E = - 2,30 * 10^-18 J Portanto, a energia de interação eletrostática entre um cátion Cs+ e um ânion F- é de -2,30 x 10^-18 J.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais