Buscar

A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição his...

A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:

A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
Os jesuítas, ao propor e utilizar o Ratio Studiorium, defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais e se distanciavam de obrigações religiosas.
A
B
C
D
E

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE   FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
6 pág.

Atividade Pedagógica On-line - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais