Buscar

Adorno e Marcuse discordavam sobre alguns pontos em relação aos fins da indústria cultural. Enquanto um desses autores era um ferrenho crítico, o o...

Adorno e Marcuse discordavam sobre alguns pontos em relação aos fins da indústria cultural. Enquanto um desses autores era um ferrenho crítico, o outro via uma possibilidade de subversão dessa estrutura dentro dela mesma. A esse respeito, assinale a alternativa correta.


O grande problema para Adorno é que não havia programas destinados à arte clássica, já para Marcuse o problema era que deveriam se transmitir filmes e reproduzir músicas nas fábricas a fim de evitar a manipulação.


Adorno se manteve crítico à indústria e à massificação, já que sempre seriam meios de manipulação da massa pela sociedade burguesa. Marcuse buscou uma alternativa na arte para achar um modo de romper com a estrutura da indústria.


Adorno defendia que apreendessem todos os aparelhos de rádio e televisão e condicionassem essas pessoas aos partidos. Marcuse acreditava que cultura não poderia formar bem o indivíduo.


Marcuse acreditava que todos são esclarecidos, logo seria impossível manipular os indivíduos por um meio como arte e indústria. Adorno concordava e, ainda que não fosse assim, bastaria elucidar as pessoas.


Marcuse defendia que manifestos distribuídos em formato de panfletos resolveriam o problema da indústria, afinal, isso é mais eficaz do que o audiovisual. Adorno pensava que deveriam reduzir a jornada para os trabalhadores frequentarem os cinemas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Adorno se manteve crítico à indústria e à massificação, já que sempre seriam meios de manipulação da massa pela sociedade burguesa. Marcuse buscou uma alternativa na arte para achar um modo de romper com a estrutura da indústria."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais