Buscar

O texto abaixo comenta sobre a utilização de softwares para cálculos de desempenho de conforto térmico em projetos arquitetônicos: Para especialist...

O texto abaixo comenta sobre a utilização de softwares para cálculos de desempenho de conforto térmico em projetos arquitetônicos:

Para especialista do IPT, softwares de simulação térmica de edificações são confiáveis, mas alguns casos exigem também avaliações detalhadas de protótipos (...) Como geralmente envolve trocas de calor com o meio externo, o desempenho térmico da edificação depende de muitas variáveis de projeto, como espessura de paredes, portas, vidros e janelas, além das condições climáticas locais e até mesmo do vestuário das pessoas que vão frequentar esses ambientes,(...)Para os testes de conforto térmico (...) os pesquisadores empregam softwares que simulam as condições de temperatura dos ambientes ainda na fase de projeto, para analisar o que pode ser incorporado para melhorar o conforto dos ambientes. "Com os softwares chegamos praticamente aos mesmos resultados das medições realizadas depois de finalizado o projeto. É um método muito eficaz de garantir o conforto térmico ainda na fase inicial de uma edificação(...) “Hoje, o software é nossa ferramenta de rotina. Usamos em praticamente 100% dos casos, mas apenas quando ele é adequado. Não é exceção, ele é a regra geral. Se você usa um software, precisa saber para que ele serve ou não serve.”

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto comenta sobre a utilização de softwares para cálculos de desempenho de conforto térmico em projetos arquitetônicos. Segundo especialistas do IPT, esses softwares são confiáveis, mas em alguns casos é necessário realizar avaliações detalhadas de protótipos. O desempenho térmico da edificação depende de muitas variáveis de projeto, como espessura de paredes, portas, vidros e janelas, além das condições climáticas locais e até mesmo do vestuário das pessoas que vão frequentar esses ambientes. Para os testes de conforto térmico, os pesquisadores empregam softwares que simulam as condições de temperatura dos ambientes ainda na fase de projeto, para analisar o que pode ser incorporado para melhorar o conforto dos ambientes. O uso de softwares é uma ferramenta de rotina e é considerado um método muito eficaz de garantir o conforto térmico ainda na fase inicial de uma edificação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais