Buscar

A respeito do planejamento, assinale a alternativa CORRETA a. gestão e planejamento:  Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993  Lei nº 14.133, de ...

A respeito do planejamento, assinale a alternativa CORRETA


a. gestão e planejamento:

 Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993
 Lei nº 14.133, de 01 de abril de 2021
 Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005
 Instrução Normativa MPDG nº 05, de 2017

Em síntese, a dinâmica do planejamento resume-se nos seguintes procedimentos:

1. Solicitação da área requisitante, com as devidas justificativas;

2. Formação da equipe para condução do planejamento;
3. Elaboração dos estudos preliminares visando auferir qual é a melhor solução para atender à solicitação da área com base nas justificativas e estudos de soluções disponíveis no mercado;

4. Realização de gerenciamento de riscos que possam impactar na efetividade da contratação como um todo; e

5. Elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico com base nas minutas padrões da Advocacia-Geral da União e Cadernos de Logística da Secretaria de Gestão.

A respeito do Gerenciamento de Riscos, ele é o processo realizado para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, com o fim de fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização.

Nesse sentido, tem extrema importância na fase de planejamento das contratações.
b. Para Marrara (2011), o Estado que descura do dever de planejar adequadamente suas ações, está, por via reflexa, ferindo o princípio da eficiência, diante da sua incapacidade de concretizar, de modo racional, socialmente eficaz e econômico, os interesses públicos primários sob sua tutela.
c. Quando a Administração figura na relação contratual, a doutrina administrativista brasileira, de maneira quase uníssona, não separa essas relações, tratando unicamente como contratos administrativos.
d. Considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
e. Os contratos administrativos são regidos em seu conteúdo por normas de direito privado.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Gestão e fiscalização de contratos adm
18 pág.

Apuração e Análise de Custos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b: "Para Marrara (2011), o Estado que descura do dever de planejar adequadamente suas ações, está, por via reflexa, ferindo o princípio da eficiência, diante da sua incapacidade de concretizar, de modo racional, socialmente eficaz e econômico, os interesses públicos primários sob sua tutela." Isso porque a afirmação está de acordo com a importância do planejamento na administração pública e com o princípio da eficiência, que é um dos pilares da administração pública. As demais alternativas apresentam informações corretas, mas não respondem diretamente à pergunta sobre a alternativa correta em relação ao planejamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais