Buscar

Saúde e meio ambiente são temas indissociáveis, pois já está comprovado que o meio ambiente influencia a saúde dos seres vivos de maneira direta — ...

Saúde e meio ambiente são temas indissociáveis, pois já está comprovado que o meio ambiente influencia a saúde dos seres vivos de maneira direta — dessa forma, foi estabelecida a denominação "saúde ambiental". Nesse sentido, quando o relacionamento intrínseco entre saúde e meio ambiente foi proposto pela primeira vez?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O relacionamento intrínseco entre saúde e meio ambiente foi proposto pela primeira vez na década de 1970, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Desde então, a saúde ambiental tem sido uma área de estudo e atuação importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao meio ambiente.

0
Dislike0
User badge image

welton Lopes

Resposta correta.E. 

Em 1986, no Canadá, na Primeira Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde.

Em 1978, na Conferência sobre Cuidados Primários de Saúde da Organização Mundial da Saúde/Fundo das Nações Unidas para a Infância (OMS-Unicef), enfatizou-se que a saúde é um direito humano fundamental e deve ser incorporada às legislações nacionais e internacionais.

Promulgada em 1988, a Constituição já reflete a concepção de relação intrínseca entre meio ambiente e saúde, mas não está associada com a concepção dessa relação.

Em 1990, quando a OMS criou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a concepção de linearidade entre saúde e meio ambiente já existia. Nessa década, o Brasil deu início à elaboração da Política Nacional de Saúde Ambiental.

Em 2007, no documento “Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental", foi considerada a proposição do conceito "saúde ambiental" com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade.

Em 1986, no Canadá, na Primeira Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, houve a produção da “Carta de Ottawa para promoção da Saúde”, que enfatizou a demanda de uma nova concepção de saúde pública, integrando qualidade ambiental à saúde individual e coletiva, marcando a criação do conceito de ambientes favoráveis à saúde. Com a formulação dessa carta, ficou estabelecido, pela primeira vez, o relacionamento intrínseco entre saúde e meio ambiente.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais