Buscar

A partir da década de 1990, grandes modificações aconteceram na educação. A partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de números 9.3...

A partir da década de 1990, grandes modificações aconteceram na educação. A partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de números 9.394/96 e 9.475/97, e também da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), coloca-se a discussão da formação acadêmica em outro patamar. No caso da discussão sobre a educação religiosa de perspectiva não confessional, tem-se a importante fundação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), que aconteceu em 1995. Todas essas legislações, fóruns e debates auxiliaram na construção de uma formação específica em licenciatura para os profissionais de Ensino Religioso, até o ponto de uma construção paulatina das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de Graduação em Ciências da Religião/Licenciatura em Ensino Religioso.

Assim, o Ensino Religioso apresenta uma nova roupagem. Deixou o cunho catequético para trás e assumiu uma nova postura diante da diversidade religiosa. Com todas essas mudanças, os professores que assumem essa disciplina precisam passar por uma formação multicultural e multiconfessional, respeitando as diferenças culturais, incluindo as afro-brasileiras e as indígenas. Analise as afirmativas a seguir e marque a resposta que contenha todas as características exigidas para ser um bom professor de Ensino Religioso:

I - O professor de Ensino Religioso precisa estar apto para assumir uma sala de aula que atenda às novas exigências da lei; um professor que saiba conviver e respeitar a diversidade cultural e religiosa do Brasil.

II - O professor não pode fazer do ensino de sua disciplina uma transmissão de conduta e muito menos de doutrina religiosa ou catequese. Deve contribuir na busca do sentido da existência.

III - O professor deve compreender, no processo formativo, que o respeito às diversas religiões faz parte não somente do ordenamento da lei, mas de um cultivo da tolerância entre as diferenças.

IV - O professor deve compreender que é importante ressaltar em suas aulas o ecumenismo em detrimento de uma visão inter-religiosa para acolher todas as crenças existentes dentro de uma instituição escolar. 

V - O professor de Ensino Religioso está inserido em um contexto que exige uma constante busca do conhecimento religioso, partindo do princípio de que todo ser humano traz em si uma experiência pessoal.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que contém todas as características exigidas para ser um bom professor de Ensino Religioso é a alternativa A, que apresenta todas as afirmativas corretas: I - O professor de Ensino Religioso precisa estar apto para assumir uma sala de aula que atenda às novas exigências da lei; um professor que saiba conviver e respeitar a diversidade cultural e religiosa do Brasil. II - O professor não pode fazer do ensino de sua disciplina uma transmissão de conduta e muito menos de doutrina religiosa ou catequese. Deve contribuir na busca do sentido da existência. III - O professor deve compreender, no processo formativo, que o respeito às diversas religiões faz parte não somente do ordenamento da lei, mas de um cultivo da tolerância entre as diferenças. IV - O professor deve compreender que é importante ressaltar em suas aulas o ecumenismo em detrimento de uma visão inter-religiosa para acolher todas as crenças existentes dentro de uma instituição escolar. V - O professor de Ensino Religioso está inserido em um contexto que exige uma constante busca do conhecimento religioso, partindo do princípio de que todo ser humano traz em si uma experiência pessoal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais