Buscar

O saber histórico é o resultado do trabalho de historiadores e pesquisadores que se dedicam a analisar fontes, documentos e evidências mediante a m...

O saber histórico é o resultado do trabalho de historiadores e pesquisadores que se dedicam a analisar fontes, documentos e evidências mediante a metodologia que compõe a historiografia. O saber histórico escolar é uma dimensão essencial da história como ciência.

Nesse sentido, podemos dizer que esse saber em específico refere-se:

A. 

ao conjunto de interpretações produzidas pelos historiadores por meio da pesquisa histórica, resultado de uma elaboração mental construída por meio das fontes históricas.

B. 

à interpretação da história baseada em uma concepção cronológica linear e progressiva, que enfatiza datas, nomes de personalidades políticas e fatos definidos por meio de causas e consequências.

C. 

à interpretação da história a partir da análise dos modos de produção — estes determinam as relações sociais, determinadas, por sua vez, pela luta de classes entre proletariado e burguesia. É a abordagem cujo enfoque é a evolução dos modos de produção, que acompanham a cronologia linear.

D. 

à construção do saber histórico a partir do ensino de história no âmbito escolar, de modo que os sujeitos não apenas reproduzem o saber acadêmico, mas também produzem um saber significativo na escola.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "ao conjunto de interpretações produzidas pelos historiadores por meio da pesquisa histórica, resultado de uma elaboração mental construída por meio das fontes históricas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais