Buscar

1- O que motivou a vinda da Família Real para o Brasil? 2- Quais foram as duas ações iniciais de política externa empreendida por D. João? 3- Do qu...

1- O que motivou a vinda da Família Real para o Brasil?
2- Quais foram as duas ações iniciais de política externa empreendida por D. João?
3- Do que se tratou a Revolta de 1817 e qual atuação da Marinha nesse episódio?
4- Proclamada a Independência, como o novo governo resolveu a questão da falta de pessoal para guarnecer os navios?
5- Na sua opinião, qual a relação de uma Marinha forte no período em estudo e a extensão do litoral brasileiro?

A prova trata da atuação da Marinha Imperial Brasileira em conflitos internos e externos de 1831 a 1852.
A Marinha Imperial Brasileira atuou em diversas revoltas nas províncias do Império, transportando tropas, abastecendo as tropas que lutavam nas províncias rebeladas, realizando bloqueios nos portos ocupados pelos rebeldes e lutando lado a lado com tropas do Exército, da Guarda Nacional e milicianos.
A Marinha Imperial Brasileira lutou na Guerra Cisplatina, entre 1825 e 1828, e na Guerra contra Manuel Oribe e Juan Manuel de Rosas, em 1850 e 1852.
Na Guerra Cisplatina, a Marinha Imperial brasileira lutou longe de sua base principal, o Rio de Janeiro, contra a Marinha argentina que, embora menor, atuava muito perto de sua principal base de apoio, Buenos Aires, e conhecendo o teatro de operações repleto de obstáculos naturais à navegação, o Rio da Prata.
A Passagem de Tonelero foi um grande momento da Marinha Imperial Brasileira no curto conflito contra Manuel Oribe e Juan Manuel de Rosas, onde se utilizou navios a vapor em um conflito externo pela primeira vez.

Essa pergunta também está no material:

Livro Introdução à História Marítima Brasileira
179 pág.

História Centro Universitário de BrasíliaCentro Universitário de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1- A vinda da Família Real para o Brasil foi motivada pela invasão das tropas napoleônicas em Portugal, que ameaçava a segurança da monarquia portuguesa e da própria Família Real. 2- As duas ações iniciais de política externa empreendida por D. João foram a abertura dos portos brasileiros às nações amigas e a criação do Banco do Brasil. 3- A Revolta de 1817 foi um movimento separatista que ocorreu em Pernambuco, liderado por Domingos José Martins. A Marinha Imperial Brasileira atuou no episódio realizando bloqueios nos portos ocupados pelos rebeldes. 4- Após a Proclamação da Independência, o novo governo resolveu a questão da falta de pessoal para guarnecer os navios contratando oficiais e marinheiros estrangeiros. 5- A Marinha forte no período em estudo foi fundamental para a defesa do litoral brasileiro, que era extenso e vulnerável a ataques de potências estrangeiras e piratas. Observação: As informações fornecidas na pergunta são referentes a um período específico da história do Brasil, que vai de 1831 a 1852, enquanto as perguntas iniciais se referem a um período anterior, que vai de 1808 a 1822.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais