Buscar

2. Dentre os minerais existentes na Terra, a classe mais abundante é a dos silicatos. Explique como são realizadas as classificações dos minerais e...

2. Dentre os minerais existentes na Terra, a classe mais abundante é a dos silicatos. Explique como são realizadas as classificações dos minerais e quais classes são mais representativas para o setor econômico e para a engenharia civil.

Os silicatos são formados pela combinação do silício com o oxigênio em uma estrutura tetraédrica na proporção de um átomo de silício para quatro átomos de oxigênio, formando um arranjo tridimensional piramidal.
Classificam-se de acordo com a estrutura do seu grupo ânion silicato pelas subclasses: nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos de cadeia simples e cadeia dupla, filossilicatos e tectossilicatos.
A classe representativa economicamente são os tectossilicatos nesse grupo aparecem os minerais da familia da silica (quartzo, calcedonia, opala etc.), feldspatos, feldspatoides e zeolitas. Nesses minerais, o aluminio pode aparecer substituindo parcialmente a silica. Tanto o quartzo quanto os feldspatos sao os principais constituintes dos granitos e ortognaisses.

Essa pergunta também está no material:

atividade de mineralogia
5 pág.

Mineralogia dos Minérios Faculdade Pitágoras de BetimFaculdade Pitágoras de Betim

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os minerais são classificados de acordo com suas propriedades físicas e químicas, como cor, dureza, brilho, clivagem, densidade, entre outras. Existem várias maneiras de classificar os minerais, mas a classificação mais comum é baseada na composição química e na estrutura cristalina. Os silicatos são a classe mais abundante de minerais na Terra e são classificados de acordo com a estrutura do seu grupo ânion silicato pelas subclasses: nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos de cadeia simples e cadeia dupla, filossilicatos e tectossilicatos. A classe mais representativa economicamente são os tectossilicatos, que incluem minerais como quartzo, feldspatos, feldspatoides e zeolitas. Esses minerais são amplamente utilizados na indústria de construção civil, como materiais de revestimento, agregados para concreto, cerâmica, vidro, entre outros. O quartzo e os feldspatos são os principais constituintes dos granitos e ortognaisses, que são rochas muito utilizadas na construção civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais