Buscar

78. (FCC – TRE RS – Analista Judiciário – 2010) Sobre os poderes administrativos, considere as seguintes afirmacoes: I. A discricionariedade do po...

78. (FCC – TRE RS – Analista Judiciário – 2010) Sobre os poderes administrativos, considere as seguintes afirmacoes:

I. A discricionariedade do poder discricionário diz respeito apenas à conveniência, oportunidade e conteúdo do ato administrativo.
II. Poder hierárquico é a faculdade de punir as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.
III. Por força do poder disciplinar o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes.
IV. Poder regulamentar é a faculdade de que dispõem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada em lei.
V. Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar pode ter seus atos sustados pelo Congresso Nacional.

Essa pergunta também está no material:

146 Questões de Direito Administrativo com Gabarito
56 pág.

Direito Administrativo I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Justificativa: I. Correta. A discricionariedade do poder discricionário diz respeito à conveniência, oportunidade e conteúdo do ato administrativo. II. Incorreta. O poder hierárquico é a faculdade de organizar e distribuir as funções e atividades dos órgãos e agentes públicos, bem como de fiscalizar e controlar a atuação desses agentes. III. Correta. Por força do poder disciplinar, o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes. IV. Correta. O poder regulamentar é a faculdade de que dispõem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada em lei. V. Incorreta. Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar, seus atos podem ser anulados pelo Poder Judiciário, e não pelo Congresso Nacional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais