Buscar

Em face dos princípios constitucionais da Administração Pública, pode-se afirmar que: I. a exigência constitucional de concurso público para provim...

Em face dos princípios constitucionais da Administração Pública, pode-se afirmar que:
I. a exigência constitucional de concurso público para provimento de cargos públicos reflete a aplicação efetiva do princípio da impessoalidade.
II. o princípio da legalidade, segundo o qual o agente público deve atuar de acordo com o que a lei determina, é incompatível com a discricionariedade administrativa.
III. um ato praticado com o intuito de favorecer alguém pode ser legal do ponto de vista formal, mas, certamente, comprometido com a moralidade administrativa, sob o aspecto material.
IV. o gerenciamento de recursos públicos sem preocupação de obter deles o melhor resultado.

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Aula 01 Direito Administrativo
114 pág.

Direito Administrativo I Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente as afirmativas I e III estão corretas. Justificativa: I. A exigência constitucional de concurso público para provimento de cargos públicos reflete a aplicação efetiva do princípio da impessoalidade. Essa afirmativa está correta, pois o concurso público é uma forma de garantir que o acesso aos cargos públicos seja feito de forma impessoal, ou seja, sem favorecimentos ou discriminações. II. O princípio da legalidade, segundo o qual o agente público deve atuar de acordo com o que a lei determina, é incompatível com a discricionariedade administrativa. Essa afirmativa está incorreta, pois a discricionariedade administrativa é uma margem de liberdade que a administração pública tem para escolher a melhor forma de atender ao interesse público, dentro dos limites legais. III. Um ato praticado com o intuito de favorecer alguém pode ser legal do ponto de vista formal, mas, certamente, comprometido com a moralidade administrativa, sob o aspecto material. Essa afirmativa está correta, pois a moralidade administrativa é um dos princípios constitucionais que devem ser observados pela administração pública, e um ato que fere esse princípio pode ser considerado ilegal. IV. O gerenciamento de recursos públicos sem preocupação de obter deles o melhor resultado. Essa afirmativa está incorreta, pois a administração pública deve buscar sempre a eficiência na gestão dos recursos públicos, ou seja, obter o melhor resultado possível com o menor custo possível. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais