Buscar

Leia o poema abaixo para responder às questões de 01 a 03: Brasil Não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer a p...

Leia o poema abaixo para responder às questões de 01 a 03: Brasil Não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer. Não me ofereceram nem um cigarro, fiquei na porta estacionando os carros. Não me elegeram chefe de nada o meu cartão de crédito é uma navalha. Brasil! Mostra tua cara. Quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil, qual é o teu negócio, o nome do teu sócio? Confia em mim. Não me sortearam a garota do Fantástico, não me subornaram. Será que é meu fim ver TV a cores na taba de um índio programada pra só dizer sim? Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair. (não vou te trair) CAZUZA; ISRAEL, G.; ROMERO, N. In: Cazuza, Ideologia. Polygram, 1988. 01. O eu lírico do compositor narra acontecimentos dos quais ele foi excluído e cujos agentes aparecem de forma indeterminada através de qual substantivo? a) Chefe. b) Festa. c) Homens. d) Brasil. 02. Sobre o texto, é CORRETO afirmar: a) O poeta se expressa como pertencente a uma classe menos favorecida que quer alcançar ascenção social através da fama. b) Em “Brasil, mostra tua cara”, a palavra em destaque tem sentido denotativo. c) O poeta se expressa como pertencente a uma classe menos favorecida que espera produzir sua riqueza através do trabalho: estacionar carros até ser eleito chefe. d) Na primeira estrofe, o poeta expressa que a pobreza é herança social. 03. Sobre o trecho “Confia em mim”, é CORRETO afirmar: a) O sujeito que se deduz do contexto é “você”, referindo-se a Brasil. b) O verbo “confiar” está conjugado na 3ª pessoa do singular do modo imperativo. c) “Mim” é pronome pessoal oblíquo de função objetiva indireta na frase.

O eu lírico do poema Brasil, de Cazuza, se expressa como pertencente a uma classe menos favorecida que espera produzir sua riqueza através do trabalho: estacionar carros até ser eleito chefe.
Na primeira estrofe do poema Brasil, de Cazuza, o poeta expressa que a pobreza é herança social.
O trecho “Confia em mim” é uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova Pref. BagéRS - MSCONCURSOS - 2011 - para Médico - Ginecologia.pdf
71 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. O eu lírico do poema narra acontecimentos dos quais ele foi excluído e cujos agentes aparecem de forma indeterminada através do substantivo "homens". Resposta: c) Homens. 02. Sobre o texto, é CORRETO afirmar que na primeira estrofe, o poeta expressa que a pobreza é herança social. Resposta: Verdadeiro. 03. Sobre o trecho “Confia em mim”, é CORRETO afirmar que "mim" é pronome pessoal oblíquo de função objetiva indireta na frase. Resposta: Verdadeiro. Alternativa correta: d) Todas as afirmativas estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais