Buscar

Em relação ao Direito Penal e as Súmulas do STJ e STF, é correto afirmar que: a) Há crime de extorsão consumado quando se prova a obtenção da vanta...

Em relação ao Direito Penal e as Súmulas do STJ e STF, é correto afirmar que:
a) Há crime de extorsão consumado quando se prova a obtenção da vantagem indevida.
b) O juiz pode fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, conforme entendimento sumulado.
c) O prazo do recurso ordinário para o STF em habeas corpus ou mandado de segurança é de 8 dias, segundo entendimento sumulado.
d) Não há continuidade delitiva nos crimes contra a vida, segundo entendimento sumulado.
e) A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, subsistindo ainda efeito condenatório, segundo entendimento sumulado.

Essa pergunta também está no material:

delegado_de_policia_civil_de_3_classe
27 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) Há crime de extorsão consumado quando se prova a obtenção da vantagem indevida. A extorsão é um crime contra o patrimônio que consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa, com o intuito de obter para si ou para outrem vantagem indevida. Para a configuração do crime de extorsão, é necessário que o agente obtenha a vantagem indevida, não sendo necessário que a vítima efetivamente entregue o bem ou valor exigido pelo criminoso. Assim, a obtenção da vantagem indevida é suficiente para a consumação do crime de extorsão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais