Buscar

Uma das alternativas abaixo não está completamente certa. Assinale-a. Existem duas espécies de medidas de segurança previstas no sistema penal bra...

Uma das alternativas abaixo não está completamente certa. Assinale-a.

Existem duas espécies de medidas de segurança previstas no sistema penal brasileiro: internação em nosocômio de custódia e tratamento psiquiátrico ou estabelecimento equivalente e adequado, e sujeição a tratamento ambulatorial.
O prazo mínimo previsto para imposição de medida de segurança é de 1 a 3 anos.
a) São 02 (duas) as espécies de medidas de segurança previstas no sistema penal brasileiro. Uma delas, a internação em nosocômio de custódia e tratamento psiquiátrico ou estabelecimento equivalente e adequado este, na falta do primeiro. A outra, a sujeição a tratamento ambulatorial. O prazo mínimo previsto para imposição de medida de segurança é de 01 (um) a 03 (três) anos.
b) Exigindo o art. 94 do CP o lapso de 02 (dois) anos para ajuizamento do pedido de reabilitação, não apagando a reincidência, e cujo efeito é, primordialmente, o sigilo dos registros sobre o processo e condenação do agente, fato este automático pela regra do art. 202, da Lei nº 7.210/1 984 (LEP ), torna-se plenamente inócuo o manuseio do instituto, que, na verdade, deveria constituir-se numa admite seja a reabilitação revogada.
c) A reabilitação alcança quase todas as penas aplicadas em sentença definitiva, garantindo ao ex-apenado o sigilo dos registros sobre seu passado e condenação, contudo podendo ser requerida apenas decorridos 02 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, ou terminar a execução da respectiva pena.
d) A ação penal é temática híbrida, abordada tanto na lei material quanto processual penal. Sua regra é a ação penal pública. A ação penal privada é exceção, cujas ocorrências encontram-se previstas expressamente em lei. Mas, de tamanha importância, a própria CF assegura, com o devido processo legal formal, o exercício da ação penal privada, subsidiariamente nos crimes de ação pública, se esta não for intentada pelo Ministério Público no prazo legal.
e) A ação penal pública condicionada carrega a necessidade de representação (condição sine qua non) da parte ofendida, como expressão inequívoca de sua vontade em ver punido o ofensor, para que, somente então, e malgrado certo interesse público preexistente, possa o Estado empreender a parsecutio criminis na esfera judiciária.

Essa pergunta também está no material:

Caderno_de_exercicios_Delegado_-_Fase_4 (1)
106 pág.

Assuntos Diversos Conhecimento Jurídico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não está completamente correta é a letra B. O artigo 94 do Código Penal não exige um lapso de 2 anos para ajuizamento do pedido de reabilitação, mas sim um prazo de 1 a 2 anos após o cumprimento ou extinção da pena. Além disso, a reabilitação não é automaticamente concedida, podendo ser revogada em caso de nova condenação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais