Buscar

5. A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. Explique como ocorre o transporte de sódio (Na+) e potássio (K+) através da membra...

5. A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. Explique como ocorre o transporte de sódio (Na+) e potássio (K+) através da membrana plasmática.

Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular. Enquanto isso, a concentração de K+ é mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular.
As proteínas transmembranas expulsam o Na+ que entra na célula e buscam o K+ que sai da célula.
A cada acionamento da bomba de sódio e potássio, 3 Na+ se ligam aos seus sítios específicos na proteína. O ATP também liga-se à proteína e perde um radical fosfato, transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da conformação da proteína que libera os íons de Na+ no meio extracelular. No mesmo momento, os 2 K+ se ligam à proteína em seus sítios específicos. O fosfato é liberado e a proteína retoma sua conformação original, liberando os íons de K+ no interior da célula.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE AVALIATIVA BIOLOGIA GERAL
4 pág.

Fisiologia do Exercício Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A bomba de sódio e potássio é uma proteína transmembrana que realiza o transporte ativo de íons sódio (Na+) e potássio (K+) através da membrana plasmática. Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular, enquanto a concentração de K+ é mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular. A bomba de sódio e potássio funciona através de um processo que envolve a hidrólise de ATP. A cada acionamento da bomba, 3 íons Na+ se ligam aos seus sítios específicos na proteína. O ATP também se liga à proteína e perde um radical fosfato, transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da conformação da proteína que libera os íons de Na+ no meio extracelular. No mesmo momento, 2 íons K+ se ligam à proteína em seus sítios específicos. O fosfato é liberado e a proteína retoma sua conformação original, liberando os íons de K+ no interior da célula. Esse processo é importante para manter o equilíbrio eletroquímico da célula, permitindo que ela realize suas funções normais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais