Buscar

“A assim chamada acumulação primitiva é, portanto, nada mais que o processo histórico de separação entre produtor e meio de produção. Ele aparece c...

“A assim chamada acumulação primitiva é, portanto, nada mais que o processo histórico de separação entre produtor e meio de produção. Ele aparece como “primitivo” por que constitui a pré-história do capital e do modo de produção que lhe corresponde”pg. 521. Quais os mecanismos da acumulação primitiva? Explique.

Os processos de acumulação primitiva é o meio de acumulação que antecede a fase do capital. Segundo Marx, o modo de acumulação capitalista está ligado a alguns processos como: A expropriação das terras comunitárias e ao campesinato. O confisco de propriedades da igreja, a repartição de terras estatais entre os landlords, o começo do cercamento – propriedade privada, e a mudança da lógica do sistema: Mercadoria-dinheiro-mercadoria para Dinheiro-Mercadoria-Dinheiro (capital). O processo de acumulação primitiva está relacionado à exploração do trabalhador, a separação entre os trabalhadores e a propriedade das condições de realização do trabalho, obrigando os trabalhadores a vender a si (Espoliação). Outro meio intrínseco é a transformação do acúmulo dinheiro e riqueza em capital. Ter capital significa ser detentor dos meios de produção, levando ao ciclo de acumulação.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE AVALIATIVA N2 2 Rafaela
4 pág.

Sociologia Universidade Federal do AcreUniversidade Federal do Acre

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os mecanismos da acumulação primitiva, segundo Marx, são: 1. Expropriação das terras comunitárias e do campesinato: a apropriação das terras comunitárias e a expulsão dos camponeses de suas terras, forçando-os a se tornarem trabalhadores assalariados. 2. Confisco de propriedades da igreja: a apropriação de bens da igreja, que eram considerados propriedade comum, pelos Estados nacionais. 3. Repartição de terras estatais entre os landlords: a distribuição de terras estatais para a nobreza, que se tornou proprietária dessas terras e passou a explorar os camponeses. 4. Cercamento - propriedade privada: a transformação das terras comuns em propriedade privada, o que permitiu a exploração capitalista da terra. 5. Mudança da lógica do sistema: Mercadoria-dinheiro-mercadoria para Dinheiro-Mercadoria-Dinheiro (capital): a mudança da lógica do sistema, em que o objetivo passou a ser a acumulação de capital, e não mais a simples troca de mercadorias. Esses processos levaram à separação entre os trabalhadores e a propriedade das condições de realização do trabalho, obrigando os trabalhadores a vender a si mesmos (Espoliação). A acumulação primitiva está relacionada à exploração do trabalhador e à transformação do acúmulo de dinheiro e riqueza em capital, o que significa ser detentor dos meios de produção, levando ao ciclo de acumulação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais