Buscar

Não esgotando a discussão sobre o assunto, Mota e Amaral (2006), apontam que em nível internacional as marcas da (re) estruturação produtiva foram,...

Não esgotando a discussão sobre o assunto, Mota e Amaral (2006), apontam que em nível internacional as marcas da (re) estruturação produtiva foram, num contexto geral, a desempregabilidade, levando um contingente de pessoas a pobreza extrema. No Brasil, o padrão não fugiu ao já assinalado, a marca da reestruturação produtiva, foi à redução dos postos de trabalho. Lessa (2007) reitera que, as últimas décadas do século XX foram marcadas pelo debate a cerca do futuro do trabalho e da sua relação com as classes sociais. É interessante notar que junto com o processo de industrialização, a expansão do capital e a precarização e exploração no mundo trabalho, emergiram também movimentos trabalhistas em busca de direitos que viabilizassem sua proteção social. Ressalta-se que a criação dos direitos sociais no Brasil resulta da luta de classes e expressa a correlação de forças predominantes, assim ocorre em períodos paralelos à estruturação do mercado de trabalho, entre as décadas de 1920 e 1970. Onde os direitos sociais, sobretudo trabalhistas e previdenciários, é pauta de reivindicação dos movimentos e manifestações da classe trabalhadora (Bering, 2011), a exemplo, dos catadores de materiais recicláveis, que apesar de terem sua profissão reconhecida em 2010 ainda encontram dificuldades para acessar os direitos previdenciários. Entretanto antes de analisar as condições de acesso dos catadores a previdência social, faz-se necessário compreendê-la em sua totalidade. 2.2. Previdência Social no Brasil: limites e perspectivas no contexto contemporâneo.

Mota e Amaral (2006) afirmam que a desempregabilidade foi uma das marcas da (re) estruturação produtiva em nível internacional.
No Brasil, a marca da reestruturação produtiva foi a redução dos postos de trabalho.
Lessa (2007) destaca que as últimas décadas do século XX foram marcadas pelo debate sobre o futuro do trabalho e sua relação com as classes sociais.
A criação dos direitos sociais no Brasil resulta da luta de classes e expressa a correlação de forças predominantes, ocorrendo em períodos paralelos à estruturação do mercado de trabalho, entre as décadas de 1920 e 1970.
Os catadores de materiais recicláveis tiveram sua profissão reconhecida em 2010, mas ainda encontram dificuldades para acessar os direitos previdenciários.

Essa pergunta também está no material:

Dissertação_Damares Ismael
121 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a sua pergunta? Por favor, seja específico para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais