Buscar

O que é particionamento fixo e particionamento variável no gerenciamento de memória? Particionamento fixo é um esquema de gerenciamento de memória...

O que é particionamento fixo e particionamento variável no gerenciamento de memória?

Particionamento fixo é um esquema de gerenciamento de memória onde o operador ou administrador do sistema define o número e tamanho das partições da memória principal. Já no particionamento variável, é o sistema operacional que efetua o particionamento da memória, dividindo-a em partições de diferentes tamanhos.
No particionamento variável, a estratégia de posicionamento worst fit é bastante útil para maximizar o tamanho das áreas livres obtidas a cada alocação, aumentando as possibilidades de transformação da área desocupada em uma nova partição livre para um novo processo.
O particionamento fixo é um esquema de organização de memória que utiliza memória virtual, enquanto o particionamento variável não utiliza.
No particionamento fixo, o espaço de endereçamento corresponde ao tamanho da memória primária do sistema, enquanto no particionamento variável, o espaço de endereçamento é variável e depende da quantidade de memória utilizada pelos processos em execução.

Essa pergunta também está no material:

Livro de Sistemas Operacionais Excelente
204 pág.

Introdução à Computação e Engenharia de Software Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O particionamento fixo e o particionamento variável são esquemas de gerenciamento de memória utilizados pelos sistemas operacionais. No particionamento fixo, o número e tamanho das partições da memória principal são definidos pelo operador ou administrador do sistema. Cada partição é alocada para um processo específico e não pode ser utilizada por outro processo. Esse esquema é utilizado em sistemas que possuem processos com tamanhos fixos e conhecidos. Já no particionamento variável, o sistema operacional efetua o particionamento da memória, dividindo-a em partições de diferentes tamanhos. Cada partição é alocada para um processo específico e pode ser utilizada por outro processo quando o processo original é finalizado. Esse esquema é utilizado em sistemas que possuem processos com tamanhos variáveis e desconhecidos. A estratégia de posicionamento worst fit é bastante útil no particionamento variável para maximizar o tamanho das áreas livres obtidas a cada alocação, aumentando as possibilidades de transformação da área desocupada em uma nova partição livre para um novo processo. No particionamento fixo, o espaço de endereçamento corresponde ao tamanho da memória primária do sistema, enquanto no particionamento variável, o espaço de endereçamento é variável e depende da quantidade de memória utilizada pelos processos em execução. O particionamento fixo é um esquema de organização de memória que utiliza memória virtual, enquanto o particionamento variável não utiliza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais